Atletas de natação paraolímpica competem em Berlim

A seleção brasileira estreia, nesta quinta-feira (28), no Open de Berlim de Para-Natação. A competição, que classificará os atletas para as Paraolimpíadas de Londres de 2012, reunirá mais de mil atletas de 28 países na capital alemã durante os quatro dias de provas.


De acordo com o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Edílson Rocha Tubiba, embora o Open de Berlim não esteja no calendário oficial, o campeonato é um dos mais disputados pela comunidade paraolímpica.


“São mais de mil atletas participando. Só isso já mostra a grande importância que é participar desta competição. (…) Nossos nadadores poderão fazer uma competição de alto nível, medindo a sua preparação com a dos melhores do mundo. Estamos no meio do ciclo para o Parapan (que acontece em Guadalajara, no México, em novembro desse ano) e essa competição será fundamental para avaliarmos a nossa evolução no ano”, destaca Tubiba.


Os 16 atletas brasileiros, entre eles apenas três mulheres, chegaram à Berlim há três dias para se preparar para as provas. Com um total de 175 nadadores, a Alemanha terá a maior representação nas competições, seguida pela Grã-Bretanha, com 58 participantes.

Divulgação/ Comitê Paraolímpico Brasileiro
Divulgação/ Comitê Paraolímpico Brasileiro