Campanha alemã busca integração de imigrantes


Todos os integrantes dos times que jogarão neste sábado (15), na 3ª rodada do Campeonato Alemão de Futebol, entrarão em campo com novidades. Em lugar dos logos das empresas patrocinadoras, as suas camisas estarão cobertas com o slogan “Siga o seu caminho”. O mesmo vale para as bolas que vão rolar nos gramados. A ação é resultado de uma iniciativa da Fundação Alemã de Integração (Deutschlandstiftung Integration), cujo trabalho visa fomentar a tolerância e as trocas entre pessoas com diferentes origens nacionais, culturais e sociais.



“Não vejo área mais propícia para implantar políticas de integração do que os esportes e, especialmente, o futebol”, declarou a chanceler Angela Merkel na apresentação do projeto. Rodeada por membros da Confederação Alemã de Futebol (DFB) , Merkel enfatizou a necessidade de desenvolver na Alemanha um sentimento de união, “um sentimento do nós”. Assim ela justificou a importância dos projetos de integração implantados pelo seu governo desde 2005. A chanceler, que é madrinha da Fundação Integração, já confirmou a presença no jogo entre o  Borussia Dortmund e o Bayer Levenkusen, no sábado, em Dormund.



Futebol como fator de integração



Seja em Copas do Mundo, em torneios regionais ou em jogos amistosos , o futebol é um esporte que já comprovou a sua capacidade de reunir pessoas das mais diferentes origens e nacionalidades. Um levantamento feito pela DFB provou que, entre os 26 mil clubes existente no país, há cerca de 1,3 milhão de sócios cuja origem é de imigrantes. O total corresponde a quase 20% dos 6,7 milhões de pessoas associadas a tais agremiações.



Mas não é somente entre torcidas e jogadores amadores  que se observa a forte presença de imigrantes e seus descendentes.  Estatísticas oficiais da DFB indicam que, entre os  jogadores profissionais, há cidadãos de 66 nacionalidades, inclusive brasileiros. Vários entre eles tornaram-se ídolos de torcidas e modelos para muitos jovens, sendo responsáveis por estabelecer importantes pontes interculturais.

Deutscher Fussball-Bund
Deutscher Fussball-Bund