A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 poderão gerar um terreno fértil para a realização de outros eventos esportivos no Brasil. Segundo a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), cerca de 240 competições podem, potencialmente, ocorrer no País – o que representa um grande atrativo turístico e empresarial.
Para promover e ajudar a identificar oportunidades trazidas pelos megaeventos, a Embratur lança o novo Programa de Apoio à captação e Promoção de Eventos Internacionais. Entre as principais diretrizes do projeto, destacam-se a coordenação e confecção de dossiês de candidatura das cidades que poderão sediar as competições, a realização de material promocional sobre o evento e o envio de dados sobre o Brasil para dirigentes de associações internacionais.
Outro programa, o Meetings Brasil, atuará no segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress & Exhibitions), que movimenta US$ 30 bilhões no mundo. A ideia é atrair empresas e turistas, mostrando que o País tem condições de sediar eventos de porte internacional.
Perspectivas
Os dois maiores eventos esportivos do mundo prometem sacudir a economia do Brasil. Como efeito da realização das Olimpíadas, espera-se um impacto de US$ 11 bilhões no PIB entre 2009 e 2016 e de US$ 13,5 bilhões entre 2017 e 2027, além da geração de 120 mil novos empregos anuais, diz um estudo realizado pela FIA (Fundação Instituto de Administração) para o Ministério do Esporte.
Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, “o objetivo principal não é apenas trazer os eventos para o Brasil, mas diversificar as cidades que os recebem e trabalhar para prolongar a permanência do turista, beneficiando as economias e sociedades locais”.