Equipe feminina de ginástica embarca para Stuttgart

A seleção feminina de ginástica artística embarca, nesta quarta-feira (4), para Stuttgart, na Alemanha, onde participará de um estágio de 10 dias no Centro de Treinamento da Spieth, marca de aparelhos utilizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).


“Essas são pequenas concentrações, onde podemos fazer mais ou menos o mesmo trabalho que é realizado pelos Estados Unidos e pela própria Alemanha”, explica Georgette Vidor, coordenadora da equipe.


As seis ginastas convocadas para o treinamento, entre elas Daniele Hypolito e Jade Barbosa, farão o mesmo trabalho já realizado com a equipe masculina no mês passado, também se preparando para o Mundial de Ginástica Olímpica e para os Jogos Pan-Americanos.


Durante a estadia do primeiro grupo, a CBG fechou assinou um acordo de cooperação com a Federação Alemã de Ginástica (DTB) para promover intercâmbios nas diversas modalidades do esporte.


O acordo envolve treinamentos de atletas e equipes, organização de eventos e competições, utilização das instalações esportivas do parceiro, formação e especialização de treinadores, além de intercâmbios entre atletas, técnicos, profissionais e dirigentes.


Saldo positivo


A Seleção Masculina de Ginástica retornou da Alemanha na semana passada e considera a experiência muito positiva.


“Estávamos em um ginásio projetado para treinamento, com equipamentos oficiais e todos os tipos de acessórios”, conta Mosiah Rodrigues, ginasta mais experiente do grupo brasileiro.


A estrutura do centro de treinamento em Stuttgart foi elogiada por atletas e comissão técnica e deve inspirar a criação de estruturas similares no Brasil.


“Estamos com um projeto junto ao Ministério do Esporte e o nosso sonho é que o Brasil tenha vários centros como esse. O Ministério e o Comitê Olímpico Brasileiro têm nos dado um apoio muito grande e acredito que, com a ajuda do Governo Federal, poderemos realizar esse sonho de toda a ginástica brasileira”, garante Luciene Resende, presidente da CBG.

SXC
SXC