Evonik e Borussia Dortmund deixam legado

evonik futO evento “BVB Evonik Soccer School”, promovido em São Paulo, de 26 a 28 de fevereiro, pelo Borussia Dortmund (BVB) e sua patrocinadora, Evonik Industries, possibilitou que uma comitiva de técnicos do clube alemão compartilhasse conhecimento teórico e prático com 74 professores brasileiros sobre o intensivo trabalho realizado na categoria de base na Alemanha. 

A realização de um talk show no Museu do Futebol com a presença do ídolo Dede, que jogou com a camisa do Borussia por 13 anos; do Chefe da Organização da Escola de Futebol do Borussia Dortmund, Christian Markus Diercks; do diretor de futebol do Cruzeiro Esporte Clube, Thiago Scuro e do jornalista e comentarista da ESPN, Gustavo Hofman, trouxe à discussão questões relevantes sobre a importância do trabalho de base no Brasil.

Os treinadores de futebol da categoria infanto-juvenil que atuam em projetos sociais e escolinhas de futebol da Grande São Paulo puderam ainda acompanhar de perto um treinamento prático dirigido a crianças de 7 a 13 anos do Clube Pequeninos do Jockey e que contemplou habilidades técnicas como dribles, passes, finalização, entre outros exercícios e também comportamento social.

O diretor presidente da região Central e América do Sul da Evonik, Weber Porto, comemora o sucesso do projeto: “Conseguimos atingir o objetivo principal que foi o de deixar um legado de conhecimento por meio de uma ação social. O conteúdo apresentado por Christian Diercks e os treinos práticos foram absorvidos com grande interesse e entusiasmo pelos professores brasileiros. Certamente serão replicados pelos educadores em seus projetos de base, aumentando muito a abrangência desta ação”, declara Porto.

Estratégia e planejamento: dando a volta por cima
Durante o encontro no Museu do Futebol, Christian Diercks mostrou ao público um pouco da história e da marca “BVB” e contou de que forma o clube que esteve à beira da falência por volta de 2005 conseguiu se reinventar e chegar ao topo do campeonato europeu em menos de uma década.

Os participantes do workshop também puderam entender melhor a intensa relação do clube com a torcida aurinegra – um dos principais pilares de sustentação do sucesso da equipe na Alemanha e fora do país. A média de torcedores a cada jogo “em casa”, nesta primeira edição do campeonato alemão, é superior a 80 mil torcedores – um reflexo do slogan utilizado pelo clube “Echte Liebe”, ou “Amor Verdadeiro”.

Mas foi a filosofia de treinamento do Borussia Dortmund nas escolas de futebol que despertou grande interesse dos professores brasileiros que acompanharam o evento. Foram apresentados elementos de treinamento, a estrutura das escolas, preparo da equipe técnica, planejamento técnico, bem como todos os aspectos sociais que envolvem a educação poliesportiva.

A iniciativa do Borussia e da Evonik ao realizar o evento inédito no Brasil foi bastante elogiada pelos técnicos brasileiros, participantes do talk show e pela própria equipe do Borussia Dortmund, que considera fundamental a troca de experiências. “Muitos perguntam sobre o 7×1 da Alemanha contra o Brasil na Copa do Mundo, porém o mais importante não é discutir um resultado e sim o que pode ser feito para a melhoria do esporte, e pensar em inovações na base é um bom ponto de partida”, destaca o Chefe da Organização da Escola de Futebol do Borussia Dortmund.

Conhecimento na prática
Após conhecer os fundamentos do clube alemão, os 74 técnicos – acompanhados de assistentes brasileiros contratados para dar apoio à comitiva técnica do Borussia Dortmund – tiveram a oportunidade de observar durante um dia todo os treinamentos práticos realizados em dois campos do Clube Pequeninos do Jockey com as 127 crianças.

O entusiasmo de todos os participantes – assim como da comitiva alemã – era evidente. O treino tornou-se ainda mais empolgante com a presença do ex-lateral esquerdo do Borussia, o Dede, que fez questão de participar das atividades do início ao fim. “Tenho certeza que hoje é um dia muito especial para mim e para vocês e que vai ficar marcado em nossas vidas para sempre”, declarou o jogador.

O dia de treinamento foi encerrado com uma partida divertida: todas as crianças em campo contra os técnicos do Borussia e o jogador Dede. Resultado da partida: 3 x 0 para os jogadores do Clube Pequeninos do Jockey. As crianças receberam medalhas pela participação no BVB Evonik Soccer School.

“Nossa parceria com o Borussia tem longa data: desde 2007 e já está renovada até 2025. Em nossas ações fora dos campos, buscamos ativar as marcas de forma coerente com nossos princípios e por isso decidimos fazer este intercâmbio mostrando o excelente trabalho de base feito no Borussia Dortmund e que pode inspirar o trabalho realizado nas escolas do Brasil”, enfatiza Weber Porto.

 

Foto: Divulgação Evonik