Paul Breitner acompanha torneio juvenil no Brasil

O meio-campo da lendária seleção alemã vencedora da Copa do Mundo de 1974, Paul Breitner, acompanhou no sábado (6), em São Paulo, a final brasileira da FC Bayern Youth Cup, torneio infanto-juvenil promovido pelo Bayern de Munique, clube no qual Breitner também construiu parte de sua trajetória.

O campeonato é organizado, no Brasil, pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), com patrocínio da Allianz Seguros e da Audi do Brasil. Além de Paul Breitner, a FC Bayern Youth Cup Brazil tem como embaixadores Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato mundial de futebol pela Seleção Brasileira (1970) e também Paulo Sérgio, ex-jogador do Bayern de Munique e campeão mundial com a Seleção (1994).

No Brasil, o projeto estreou como piloto, promovendo a disputa entre alunos de cinco escolas bilíngues (brasileiro-alemãs): Colégio Visconde de Porto Seguro, anfitrião do evento, Colégio Humboldt e Colégio Benjamin Constant (São Paulo), Escola Alemã Corcovado (Rio de Janeiro) e Centro de Ensino Pastor Dohms (Porto Alegre).

Neste sábado, times de alunos selecionados nas escolas em eliminatórias realizadas entre novembro de 2012 e março de 2013 disputaram jogos em uma etapa final. Jogando todos contra todos, os dois melhores avançaram à grande final. A primeira edição da FC Bayern Youth Cup Brazil foi vencida pelos garotos do Colégio Benjamin Constant, de São Paulo, em um jogo decisivo contra os alunos do Porto Seguro. Essa iniciativa do Bayern está em sua segunda edição mundial, sendo que também acontece regionalmente em mais outros países (Índia, China, Japão, Áustria, Itália, e Alemanha).

Os alunos do Benjamin Constant, vencedores da etapa nacional, representarão o Brasil na FC Bayern Youth Cup internacional, com times de sete nações, a realizar-se em junho de 2013 no estádio Allianz Arena, em Munique, Alemanha. A iniciativa busca promover e incentivar o esporte entre os jovens de 14 a 16 anos. Além disso, o torneio serve como vitrine para os futuros craques de bola mostrarem o seu talento. Breitner, inclusive, atua como uma espécie de olheiro do Bayern, e observa os garotos nos países e na etapa final internacional. “É uma honra poder acompanhar esses jovens tão engajados com o futebol, e eu ficarei muito feliz em recebê-los em Munique, na Allianz Arena”, declarou o ex-jogador alemão.

 

Luiz Machado / Câmara Brasil-Alemanha
Luiz Machado / Câmara Brasil-Alemanha