Projeto de iluminação do Itaquerão é apresentado


Representantes da OSRAM, multinacional alemã do setor de iluminação, e dirigentes do Corinthians, clube de futebol de São Paulo, apresentaram na última semana o projeto de iluminação da Arena Corinthians.


Conhecido também como Itaquerão, por estar situado no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista, o estádio está com 45% das obras executadas. A OSRAM será a fornecedora do sistema de iluminação, além dos painéis de mídia. Os projetores do campo terão nível de iluminação 50% acima dos padrões exigidos pela FIFA, com facho de luz direcionado para evitar o ofuscamento no público e permitir melhor distribuição da luminosidade.


A tecnologia utilizada será econômica e mais eficiente do que a aplicada nos mais modernos complexos esportivos do mundo, como os estádios San Siro, na Espanha, Allianz Arena, na Alemanha, Wimbledon, na Inglaterra, e o circuito de Fórmula 1 de Singapura, cuja iluminação é considerada equivalente à luz do dia em corridas noturnas. O nível de iluminação, medido em lux, varia de 2.000 a 3.200 nesses lugares, e será de 5.000 na Arena Corinthians. "Os estádios da Copa de 2014 serão diferentes de todos já construídos para tais eventos por conta dos altos padrões definidos nos novos requerimentos da FIFA”, afirma Sergio Costa, responsável pela área de Projetos e Soluções OSRAM no Brasil.


Uma das principais exigências novas é o alto nível de uniformidade horizontal, que, no caso do Itaquerão, será acima dos padrões exigidos, proporcionando uma melhor iluminação tanto para o público presente, quanto para a transmissão de TV em alta definição. Apesar da qualidade e potência do sistema projetado, o estádio terá uma grande economia de energia em comparação com arenas mais antigas. "Essa tecnologia garante uma drástica redução da quantidade de pontos de luz necessários, proporcionando enormes reduções no consumo de energia e também nos custos de instalação, operação e manutenção", garante Everton Mello, presidente da OSRAM.


O projeto ainda prevê a instalação do maior painel de LED já aplicado em estádios do mundo, com 170m de comprimento e 20m de altura. Essa tela gigante ficará na fachada externa do Itaquerão, formada com pontos de LED para a exibição de vídeos, animações e imagens estáticas. Veja um vídeo demonstrando projeções do telão e de outros paineis do estádio: http://bit.ly/Tbp7LY


A OSRAM


Com mais de 100 anos de História, a OSRAM foi a responsável por grandes projetos de iluminação ao redor do mundo, principalmente em arenas esportivas. Na Copa do Mundo FIFA, a companhia foi a responsável pelo projeto de iluminação do estádio alemão Allianz Arena, para o torneio de 2002 e do da cidade de Durban, na África do Sul, para a edição de 2010.


Recentemente, a empresa participou dos projetos dos estádios das cidades de Varsóvia e Gdansk, na Polônia, e Kiev e Lviv, na Ucrânia, sedes do Campeonato Europeu de Seleções de Futebol 2012, a Eurocopa. A OSRAM foi a responsável também pela nova iluminação do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, inaugurada em março de 2011.

flickr.com/copagov
flickr.com/copagov