Seleção alemã: tecnologia para melhorar atuação


A SAP e a Federação Alemã de Futebol (DFB) confirmaram o compromisso mútuo de elevar o patamar do futebol com a ajuda de tecnologias avançadas e anunciaram a solução SAP Match Insights, resultado de um projeto de co-inovação entre a SAP e a DFB.


O aplicativo, que roda na plataforma de computação em memória SAP HANA tem o objetivo de facilitar a análise dos treinamentos e a preparação das equipes. A solução também permite que os técnicos e a comissão processem um volume enorme de dados para buscar e avaliar situações importantes em cada jogo visando melhorar o desempenho de cada jogador e da equipe como um todo.


O SAP Match Insights traz uma interface de usuário simples que pode ser utilizada pelos jogadores e pela comissão técnica para facilitar um diálogo mais interativo e preparar a equipe para os próximos jogos.


“O envolvimento da SAP transformou a experiência de futebol dos técnicos, jogadores, torcedores e da imprensa”, diz Oliver Bierhoff, embaixador da marca SAP e gerente da seleção alemã. “Imagine que em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas geram mais de sete milhões de dados. A plataforma SAP HANA processa tudo isso em tempo real. Com a SAP, nossa equipe consegue analisar esse volume imenso de dados e personalizar o treinamento para melhor preparar a seleção para o seu próximo jogo”.


A seleção alemã usará a solução SAP Match Insights, que se encontra em sua fase inicial de adoção, para a preparação pré jogo e análise posterior às partidas durante a Copa do Mundo do Brasil.


“Hoje todos os times estão buscando formas inovadoras para se diferenciarem dos seus rivais”, comenta Bierhoff. “Estamos representando uma das melhores seleções do mundo. O compromisso da DFB é oferecer ao time alemão a melhor tecnologia para melhorar seu desempenho, e a SAP atende perfeitamente essa necessidade”.


Os dados também serão muito úteis para a imprensa porque possibilitam comentários fundamentados. “O big data é um recurso de enorme valor para os técnicos e jogadores em termos de contextualização das informações e de tomada de decisões bem embasadas para otimização dos treinamentos e táticas”, conta Fadi Naoum, vice-presidente sênior da área de aplicativos e inovação em esportes e entretenimento da SAP AG. “Este é o momento perfeito para colocar estas informações à disposição do jornalismo esportivo e também dos torcedores”.


Em 2013, a SAP e a DFB anunciaram uma parceria para melhorar os processos de negócios da federação. Recentemente essa parceria expandiu-se para co-inovação em soluções de software visando melhorar o desempenho da seleção alemã em campo. O SAP Match Insights é o primeiro projeto deste tipo. Anteriormente a DFB já havia implementado, com sucesso, a solução SAP CRM e também o software SAP Event Ticketing, ambos rodando em nuvem e na plataforma de processamento de dados em tempo real, SAP HANA.


“O mundo dos esportes está mudando com as novas tecnologias e inovando em diversas áreas, como experiência dos torcedores, monitoramento do desempenho dos jogadores, gerenciamento de equipe, operações de ticket e vendas”, disse Stefan Wagner, diretor do SAP Labs no Brasil. “A DFB está bem preparada para aproveitar a transformação que está acontecendo nesse setor. Com as soluções da SAP, temos as ferramentas perfeitas para encarar essa transformação e a Copa do Mundo com sucesso”.

Divulgação SAP
Divulgação SAP