Em razão da crise financeira, europeus modificaram seus hábitos de consumo com o objetivo de economizar no orçamento familiar. Quatro em cada dez consumidores da Alemanha, Holanda, Áustria e Itália estão comprando alimentos e bebidas a preços mais baixos. Para russos e italianos os cortes prioritários foram com roupas e calçados (49% e 43%, respectivamente). Este é o resultado do “Estudo do Consumidor Europeu 2010” da consultoria alemã GfK, com 10,2 mil consumidores acima de 14 anos de nove países da Europa.
Realizado em dezembro de 2009 e divulgado nesta semana, o levantamento aponta que reduzir as despesas com lazer e postergar a compra de bens duráveis foram algumas das medidas adotadas pelos consumidores alemães. Um em cada três alemães optou por conter gastos com férias. Já diminuir as refeições em bares ou restaurantes foi a alternativa encontrada por alemães (48%), franceses (45%), austríacos (41%) e italianos (42%).
A busca por ofertas no transporte ferroviário ou aquisição de bilhetes aéreos mais baratos, por sua vez, foi utilizada por um em cada quatro cidadãos do Reino Unido, Alemanha e Áustria.
Contramão
Consumidores espanhóis e poloneses declararam não terem as mesmas preocupações que seus vizinhos europeus. Quase um em cada três moradores dessas localidades disse que nada foi modificado em seus hábitos diários de consumo para reduzir o orçamento familiar.