Executivo brasileiro lança livro sobre sua trajetória

Theunis_Marinho_Divulgayyo_Comunicare_rgbO administrador de empresas Theunis Marinho, ex-presidente da Bayer Polímeros S.A., foi o primeiro brasileiro a assumir cargos de liderança dentro da corporação Bayer no Brasil e Alemanha, onde morou por oito anos com a família, até chegar ao cargo de CEO da Bayer Polímeros já de volta ao seu país de origem. Todos os obstáculos e aprendizados dessa trajetória rumo ao topo do “Everest Corporativo” estão registrados em seu primeiro livro “Sonhar Alto, Pensar Grande”.

Marinho associa a trajetória de ascensão profissional à escalada de uma montanha alta e fria, tal qual um “Everest Corporativo” cheio de desafios que dificultam a subida. “Quanto mais você sobe, mais rarefeito é o ar e maior é a dificuldade de respirar naturalmente. É quando você vislumbra uma certeza: bem poucos chegarão ao topo. Alguns desistem da dura caminhada e sofrerão a inevitável queda.  Quem persistir descobrirá que as pressões por resultados e as cobranças contínuas serão suas únicas companheiras e terão que ter força para vencer o maior dos desafios: a solidão do poder”, revela.

Manter-se no pico do “Everest” solitário é que está o grande desafio, mas, a partir de experiências próprias, o executivo aconselha: “Ninguém é campeão só “por sorte” ou por apenas dominar tecnicamente o que faz. Sempre precisará do faro, do apoio e da capacidade de se relacionar com todo o time. Da mesma forma, em meio a tempestades, o líder vai precisar contar com uma equipe talentosa, feita de profissionais bem formados, prontos a apoiá-lo, e uns aos outros”.

“Compartilhar todos os desafios e superações ao longo do processo talvez possa inspirar outros profissionais e ajudá-los nessa dura trajetória”, afirma Theunis Marinho que, ao longo do livro, parece dialogar com o leitor com muita leveza e honestidade, sempre pautado por positividade, determinação, ética, humanidade, coragem e persistência como quando – já na Alemanha – ao ocupar o cargo de gerente de um produto herbicida teve de encarar de frente um de seus chefes alemães.

Ele trabalhou na corporação Bayer por mais de 28 anos, foi Diretor de RH da Bayer S.A., Procurador da Unidade de Negócios Óxido de Ferro da Bayer AG-Alemanha, onde viveu com sua família por mais de oito anos. Também assumiu o cargo de diretor de Finanças e Administração da Bayer S.A. e, por fim, chegou ao topo como Presidente da Bayer Polímeros S.A.

Hoje, além de presidir a Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH-SP), Theunis Marinho é conselheiro consultivo e de administração de empresas como Aon Brasil e Grupo Mottin. Atua também como coach e mentor para CEOs.

Foto: Divulgação Comunicare