Exposição sobre Hitler vira polêmica na Alemanha

Uma exposição que será aberta ao público nesta sexta-feira (15), em Berlim, está gerando polêmica na Alemanha. Pela primeira vez, no período pós Segunda Guerra Mundial, a vida e o legado de Adolf Hitler será tema de uma exposição. Tratada como tabu até os dias atuais, a figura do ex-ditador será apresentada no contexto social e político-militar em que viveu.


Não é a primeira vez que o “Terceiro Reich” é retratado em uma mostra, mas o tema central foi sempre o holocausto, os crimes das forças armadas, os campos de concentração e outros horrores dos anos do nazismo. Agora, a exposição “Hitler e os alemães. Sociedade e Crime” (Hitler und die Deutschen.Volksgemeinschaft und Verbrechen), do Museu Histórico Alemão – DHM (Deutsches Historisches Museum), procura examinar não apenas o fenômeno Hitler, mas também a sociedade alemã da época e o seu papel na legitimação do Nacional Socialismo.


A polêmica levantada no país com o início da mostra é o temor às reações que ela pode provocar – tanto daqueles que repudiam a figura do “Führer”, quanto da exaltação dos neonazistas. Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, o curador do evento, Hans-Ulrich Thamer, disse que há uma preocupação em deixar de fora tudo o que possa colocar Hitler em uma posição de herói aos olhos do público. “Nós não podemos oferecer possibilidades de identificação”, afirmou.


                         


 


Exposição “Hitler und die Deutschen. Volksgemeinschaft und Verbrechen”


Local: Deutsches Historisches Museum (DHM), Berlim/ Alemanha


Data: de 15 de outubro de 2010 até 6 de fevereiro de 2011


Curadores: Prof. Dr. Hans-Ulrich Thamer, Dr. Simone Erpel, Klaus-Jürgen Sembach.


Mais informações: http://www.dhm.de/


 

Divulgação/DHM
Divulgação/DHM