GIZ e BASF atuam juntas no combate à desnutrição

Por meio da Aliança Estratégica para a Fortificação do Óleo e de Outros Alimentos Básicos (SAFO, na sigla em inglês), a Agência Alemã de Desenvolvimento Internacional (GIZ) e a empresa química BASF, da mesma nacionalidade, atuam em conjunto para enriquecer a alimentação de pessoas mal nutridas.

A iniciativa, que acontece desde 2008, acaba de atingir sua meta: fornecer óleo de cozinha com vitamina A a 100 milhões de pessoas desnutridas ou com consumo insuficiente de nutrientes em nações em desenvolvimento ou recém industrializadas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e estatísticas da UNICEF, de 40% e 60% das crianças de até cinco anos que vivem em países em desenvolvimento apresentam deficiência de vitamina A, que não é fabricada pelo corpo humano.

Para melhorar esta situação, especialistas da BASF vêm orientando ao longo dos anos os fabricantes de produtos alimentícios das localidades mais pobres a fortificar o óleo de cozinha e outros mantimentos básicos locais, como peixes e carnes, farinha, açúcar, leite e arroz, com nutrientes essenciais.

Já a GIZ, que implementa a parceria em nome do Ministério Federal do Desenvolvimento e Cooperação Econômica (BMZ), é responsável por dar suporte aos governos dessas nações para introduzir padrões de fortificação e leis, além de sistemas de controle de qualidade, assegurando assim que os alimentos consumidos pelas famílias de baixa renda contenham os aspectos nutritivos necessários.

 “As consequências em longo prazo da deficiência de vitamina A vão desde um sistema imunológico permanentemente fraco até doenças infecciosas e cegueira”, afirma Michael Heinz, membro da Junta Diretiva da BASF responsável pelo segmento de Produtos de Performance, que inclui a Divisão de Nutrição & Saúde. “A iniciativa nos possibilitou melhorar a situação de nutrição de milhões de pessoas. A SAFO mostrou que o setor público e o setor privado podem trabalhar muito bem juntos para desenvolver e implementar soluções para reduzir a má nutrição”, completou Heinz.

A parceria, nos moldes que ocorre hoje, se encerrará no final de 2012, quando a GIZ e a BASF irão buscar novos parceiros para continuar e intensificar a aliança.

Creative Commons/Publik16
Creative Commons/Publik16