Governo Dilma agrada a 77% dos brasileiros

A presidente Dilma Rousseff obteve aprovação pessoal recorde por parte da população brasileira, chegando a 77% de satisfação, conforme um levantamento realizado pela CNI/Ibope.

O índice de satisfação com a presidente e seu modo de governar subiu 5 pontos percentuais se comparado com a última pesquisa, de dezembro de 2011, que mediu 72% de aprovação.

No segundo ano dos seus primeiros mandatos, os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva obtiveram, respectivamente, 57% e 60% nesta avaliação.

A pesquisa mostra também que a confiança da população na presidente saltou de 68% em dezembro para 72%. Ainda, 56% dos brasileiros classificaram o governo como “ótimo” ou “bom”, mesmo resultado obtido na pesquisa anterior. No balanço final do primeiro ano da segunda administração de Lula, este valor era de 51%.

“O estilo da presidente, mostrando firmeza na substituição de ministros e no relacionamento com a base aliada no Congresso, parece estar tendo uma empatia melhor com a população, que vê Dilma Rousseff mais presente na administração do governo”, explicou o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

As políticas de combate à fome e à pobreza obtiveram 59% de aprovação, seguidas pela proteção ao meio ambiente e combate ao desemprego, ambos com 53%. Em contrapartida, as piores avaliações são da área de impostos, com 65% de reprovação, saúde (63%) e segurança pública (61%).

A CNI/Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Agência Brasil
Agência Brasil