Há 90 anos fazendo a alegria de crianças e adultos

As empresas alemãs são campeãs no que diz respeito a produzir marcas de renome internacional. Dos artigos esportivos da Adidas, passando pelos talheres de aço inoxidável da WMF, até os automóveis, como Mercedes-Benz, o “made in Germany” tem sido representado por adjetivos como qualidade e durabilidade.


Mas a indústria alemã também tem seu lado doce. Os ursinhos de bala de goma da Haribo, uma indústria confeiteira alemã, são apenas uma das delícias exportadas pela empresa e famosas em todo o mundo há decadas. Essa mês a Haribo comemora 90 anos de vida.


O ursinho produzido a partir de goma de fruta já é, assim como M&Ms e Legos, considerado um ícone. Inspirador de inúmeras variações, abriu o caminho para que a Haribo abocanhasse de vez o mercado de doces. Hoje é possível encontrar, além do clássico personagem, balas em forma de disco, de garrafas em miniatura e de frutas, e inifinitas variações de alcaçuz, em diversas formas, cores e sabores.


De acordo com um recente relatório da agência de notícias alemã Deutsche Presse-Agentur (dpa), a Haribo, líder mundial na produção de balas de goma e alcaçuz, produz cerca de 100 milhões de ursinhos a cada dia. Além disso, mais de 6.000 funcionários trabalham nas 15 fábricas da empresa espalhadas pela Alemanha e no exterior.


Na Alemanha, as gerações de crianças que cresceram devorando os produtos Haribo, deram à empresa familiar, sediada em Bonn, o status de cult, de tipicamente alemão. Não é incomum ouvir de alemães que vivem no exterior que eles nunca encontraram um produto semelhante em qualquer outro lugar. Tal como acontece com a Coca-Cola, as receitas de todas as guloseimas são segredo corporativo.


Curiosidades


1) O primeiro Chanceler Federal da Alemanha no pós-Guerra, Konrad Adenauer, supostamente um fã dos ursinhos da Haribo, mantinha as guloseimas escondidas na gaveta de sua escrivaninha. O ganhador do Prêmio Nobel de Física, Albert Einstein, também as mantinha em seu bolso. Já o último Kaiser alemão, Guilherme II, teria dito que os ursinhos foram a melhor coisa produzida durante o período da República Democrática de Weimar, no início do século XX.


2) A campanha de publicidade da Haribo permaneceu praticamente inalterada durante anos. Quase todos os cidadãos alemães são capazes de repetir o slogan, simples mas cativante, da empresa: Haribo macht Kinder froh und Erwachsene ebenso” (“Haribo faz as crianças felizes e os adultos também”, infelizmente a tradução literal para o português não possui tanta força quanto a versão alemã). A primeira parte do slogan – “Haribo macht Kinder froh” – foi introduzida na década de 1930. Já “und Erwachsene ebenso” foi acrescentada na década de 1960.


3) Haribo é a junção das iniciais do nome da fundador da empresa com o local de seu nascimento: HAns-RIegel-BOnn.

SXC
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