HAOC recebe permissão para tipo de transplante medular


O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) divulgou o recebimento de uma autorização federal para a realização de transplantes de medula óssea com doadores não aparentados. Segundo a instituição, a permissão foi concedida após uma auditoria da comitiva do Sistema Nacional de Transplantes, em que foram rigorosamente avaliados os setores de 3D, Radioterapia, Quimioterapia, Centro de Diagnóstico por Imagem, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, UTI, Pronto Atendimento, Day Clinic, Banco de Sangue, entre outros, com objetivo de verificar o cumprimento de todas as exigências para a realização desse tipo de transplante.



Com isso, a partir de agora, os pacientes do hospital que não tenham encontrado doador compatível na família poderão se beneficiar do banco de dados REDOME (registro de doadores de medula óssea do Instituto do Câncer), que conta atualmente com mais de 2,8 milhões de doadores registrados. É o terceiro maior banco de medula óssea do mundo que busca identificar possíveis doadores na população.



“Trata-se de um passo importante para nossa instituição, já que estaremos conectados com o mundo, e, uma vez que não identificado um doador no Brasil, imediatamente é procedida a busca no banco de dados internacional. Do mesmo modo, um paciente no exterior também poderá beneficiar-se de um doador brasileiro. O resultado dessas ações permitirá uma maior disponibilidade de doadores e a possibilidade da realização de um tipo de transplante restrito a poucos centros brasileiros de excelência, com o objetivo de oferecer ao paciente a chance de preservar o maior bem, que é a vida”, ressalta Celso Massumoto, responsável técnico pelos transplantes de medula óssea do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.



O transplante de medula óssea, segundo ele, é um tratamento curativo, de alta complexidade, indicado para alguns tumores e doenças hematológicas não malignas. O transplante de medula alogênico pode ser realizado utilizando as células tronco coletadas de um doador parente compatível imunologicamente ou através de células coletadas de um doador não parente. “A chance estatística de se encontrar um doador compatível na família é de 25%, isso significa que em uma família de quatro irmãos, a expectativa é de se achar um doador”, completa Massumoto.



De acordo com informações do hospital, o HAOC é referência entre as instituições privadas na realização de transplante ósseo. Com quatro equipes especializadas e cadastradas junto ao Sistema Nacional de Transplantes, realizou, desde 2003, cerca desses 300 procedimentos.

Divulgação
Divulgação