Diretor do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa de debate sobre medicina personalizada
No dia 14 de agosto, o jornal O Estado de S. Paulo realizou a segunda edição do Summit Saúde Brasil, evento que reuniu mais de 30 especialistas brasileiros e estrangeiros para debater o que há de mais inovador em gestão e tecnologia em saúde.
O encontro foi realizado no Sheraton WTC, em São Paulo, e contou com três palestras e oito painéis. Um dos convidados para falar sobre os avanços da medicina personalizada no país foi o Prof. Dr. Riad N. Younes, diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Para o médico, a personalização do tratamento não envolve apenas o medicamento, mas uma série de tecnologias, sendo a principal dificuldade fazer com que essas tecnologias estejam acessíveis ao paciente. “A tecnologia nos mostra o medicamento certo para a pessoa certa. Mas aplicar isso no Brasil ainda é um problema. Os doentes não têm acesso e muitos médicos nem sabem que a tecnologia existe”, comenta.
A medicina personalizada em oncologia geralmente se refere aos tratamentos mais modernos e avançados, incluindo as terapias alvo e a terapia gênica, que foca no tratamento de doenças a partir de modificações no material genético das células.
Para mais informações, visite o site http://www.summitsaudebrasil.com.br/.
Foto: Pixabay / CC / DarkoStojanovic