Imigrantes fortalecem mercado de trabalho alemão

 

Nos últimos dez anos, a imigração contribuiu de forma importante para atender a demanda de profissionais na Alemanha, conforme revelou um estudo do Instituto da Economia Alemã de Colônia (IW – Köln, na sigla em alemão).

"Imigrantes qualificados não aliviam apenas a escassez de profissionais no mercado de trabalho alemão, mas também dão uma importante contribuição para a prosperidade econômica na Alemanha", esclarece o economista do IW-Köln, Wido Geis, na abertura do estudo.

Dos estrangeiros que imigraram para a Alemanha entre 1999 e 2009, 85% têm entre 15 e 65 anos, ou seja, estão em idade ativa e 27% dessa população tem nível superior, 9% a mais do que a população geral do país.

Além disso, 12% dos imigrantes com nível superior são formados em áreas de grande relevância para o mercado de trabalho alemão. Assim, o país recebeu 42 mil profissionais qualificados de medicina e 185 mil graduados nas áreas de matemática, informática, ciências biológicas ou técnicas no período de 1999 a 2009.

Dados do estudo ainda mostram que vem crescendo o número de estrangeiros que trabalham como especialistas e gestores na Alemanha. De 2000 para 2009, a proporção de imigrantes exercendo esses cargos passou de 12% para 21%.

Política

O governo alemão vem apostando em profissionais estrangeiros e qualificados para suprir a demanda do mercado de trabalho do país. Como prova disso, por exemplo, pode ser citada a nova lei para estudantes internacionais, que entrou em vigor em 1º de julho deste ano.

A regulamentação buscar facilitar a estabilização de estudantes de países não pertencentes à União Europeia (UE) que desejem ficar no país.  Assim, esses recém-graduados e cientistas passam a ter 18 meses para buscar uma oportunidade de trabalho após completarem seus estudos, podendo também trabalhar durante este período. Em caso de contratação, eles receberão um visto de trabalho para um período de até quatro anos, que poderá ser alterado no futuro para um visto de residência. Outra melhoria é a extensão do tempo de permanência para dez anos de estudos – incluindo a fase preparatória – e mais cinco anos para o doutorado.

Uma outra iniciativa do governo alemão com o objetivo de atrair e facilitar a vinda de estrangeiros qualificados para o país é o lançamento de sites na internet como o Recognition in Germany (www.anerkennung-in-deutschland.de) ou Make It in Germany (www.make-it-in-germany.com). Enquanto o primeiro é destinado a profissionais que obtiveram sua qualificação no exterior e querem saber como reconhecer seu diploma na Alemanha, e o segundo funciona como guia para quem quer trabalhar e viver no país. Ambos fornecem informações, dão orientação ou indicam o passo a passo sobre os respectivos temas.

 

CCommons / Victor 1558
CCommons / Victor 1558