Imigrantes são mais suscetíveis à pobreza


Na Alemanha, 26% dos imigrantes e descentes estão na linha da pobreza, conforme levantamento da Agência Federal de Estatísticas (Destatis). Os números referentes a 2010 revelam que o risco de pobreza nesse grupo é duas vezes maior do que no resto da população (12%).



Segundo definição da União Europeia, são considerados na linha da pobreza ou em situação de risco aqueles que vivem com menos de 60% da renda média da população do país.



Avaliando internamente o grupo de imigrantes e descendentes, o levantamento concluiu também que o risco é maior para os estrangeiros do que para os alemães com ascendência de outros países. Os imigrantes que se mudaram para a Alemanha antes de 1971 também sofriam menos risco de pobreza (18%). Em 2010, a pobreza estava mais próxima de 32% deles, considerando imigrantes que viviam no país por um período de até cinco anos.



Conforme a estimativa do Destatis, o número de imigrantes e descendentes de estrangeiros na Alemanha chega a 16,7 milhões de pessoas. Dessas, 8,6 milhões possuem passaporte alemão.

SXC
SXC