Intercâmbio de ideias por um futuro melhor


O “FUTUREPERFECT” é uma iniciativa internacional do Goethe-Institut e da Fundação FUTURZWEI, que tem como objetivo registrar e compartilhar histórias de pessoas, iniciativas ou empresas, que criam algo hoje, de maneira concreta e prática, em prol de um futuro melhor.


Alguns exemplos comprovam a eficácia e importância do projeto: três surfistas norte-americanos produzem skates a partir de redes de pescadores encontradas no mar. Ahmed Saleh criou uma horta no seu telhado na Faixa de Gaza, ganhando com isso não apenas uma fonte adicional de alimentos, mas também a ampliação de seu próprio espaço no lugar. Do Brasil vem o exemplo da Cooperifa, com seus saraus na periferia de São Paulo. Ficamos ainda sabendo de uma casa de idosos na Tunísia, que funciona graças ao apoio dos jovens. O projeto apresenta estas e outras histórias, na esperança de que o intercâmbio internacional entre elas possa contribuir para um futuro melhor. Em sua plataforma bilíngue (alemão-inglês), o FUTUREPERFECT começa com um total de 39 narrativas de 17 países – uma rede a ser expandida.


O FUTUREPERFECT propõe um desafio: questionar modelos de pensamento e formas arraigadas de comportamento, ao provar que tudo pode, de fato, ser diferente. O projeto conta com uma série de parcerias (fundações, revistas, instituições arquitetônicas, museus etc), dispondo de uma estrutura tanto local quanto internacional – possível graças à rede de diversos Institutos espalhados pelo mundo.


No site do projeto  www.futureperfectproject.org são disponibilizadas histórias em inglês e alemão. O Goethe-Institut no Brasil www.goethe.de/brasil/futureperfect seleciona algumas narrativas, publicadas também em português. Todas as histórias e imagens possuem licenças creative commons, sendo seu compartilhamento e disseminação explicitamente desejados. A ideia da Fundação FUTURZWEI e do Goethe-Institut é, a partir das histórias apresentadas, buscar novas formas de conduta e convívio no mundo de hoje, mostrando tudo o que é possível quando as pessoas fazem, de fato, uso de seu leque individual de ação.


 


 


 

Divulgação
Divulgação