Joachim Gauck é eleito presidente alemão


O ex-pastor Joachim Gauck é o novo chefe de governo da Alemanha. Com 991 dos 1.232 votos totais da Assembleia Federal, formada pelos membros do parlamento alemão e representantes dos 16 Estados, Gauck venceu ontem (18), no primeiro turno da eleição, sua única concorrente Beate Klarsfeld, indicada pelo partido de esquerda Die Linke.



"Eu aceito este voto", declarou Gauck diante da Assembleia Federal, depois do anúncio dos resultados, e comemorou, lembrando que há 22 anos foram realizadas as primeiras e últimas eleições livres da República Democrática Alemã (RDA).



A chanceler alemã, Angela Merkel, demonstrou satisfação com a escolha de Gauck. "Ele é um presidente que tem o interesse dos cidadãos em vista", afirmou, e completou que o novo presidente também está atento aos "políticos que realizam muita coisa importante para o Estado".



Aos 72 anos, Gauck foi eleito o 11º presidente da Alemanha no período pós-guerra e seu cargo tem caráter meramente representativo. Ainda nesta semana ele deverá apontar novos representantes para diversas funções nos ministérios e definir o destino de sua primeira viagem ao exterior como presidente alemão. A cerimônia de posse acontecerá no dia 23 de março.



A eleição presidencial foi antecipada em função da saída de Christian Wulff, que renunciou após 20 meses no cargo e, atualmente, responde a denúncias de corrupção.

Screenshot
Screenshot