Jovens alemães preferem satisfação a dinheiro

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Futuro (Zukunftsinstitut) e encomendada pela seguradora Heidelberg AG buscou descobrir quais as maiores tendências entre os jovens alemães de 16 a 35 anos. Entre os assuntos perguntados aos mais de mil participantes estão: o papel da família, da carreira, o estilo de vida, entre outros.


Uma das grandes tendências na área profissional é a procura por mais satisfação pessoal no emprego. Quando perguntados sobre qual aspecto de um emprego o tornava mais atrativo, 85% citaram um bom ambiente de trabalho e uma equipe sincronizada – quesito que ocupa o primeiro lugar na lista.


Na segunda e terceira posições da pesquisa, respectivamente com 81,1% e 80,6%, ficaram o significado e o contentamento do trabalho e a estabilidade na vaga.


Surpreendentemente, para os pesquisadores, a questão de ganhar muito dinheiro ficou apenas em sétima posição, citada por 70,3% dos jovens alemães. Além disso, aqueles que buscam fazer carreira e crescer no trabalho escolhido ficaram em 13º lugar, com 50,9%, acima apenas de “ter muito tempo de férias” e “trabalhar em um ambiente internacional”, com 44,9% e 38,9% respectivamente.


Para os pesquisadores, a conclusão desse capítulo do monitor de tendências de estilo de vida 2011 foi de que a nova geração, entrando agora no mercado de trabalho, está mais preocupada com valores imateriais buscando atividades desafiadoras e exigentes, porém significativas, em detrimento de crescer na empresa e ganhar muito dinheiro.

Online Stromsparcheck
Online Stromsparcheck