Línguas estrangeiras mais faladas na UE

Por ocasião do European Day of Language (Dia Europeu das Línguas), o Eurostat, Instituto de Estatística da União Europeia, divulgou dados sobre as línguas estrangeiras mais faladas pelos países membros. O objetivo do evento é alertar sobre a importância do estudo de outros idiomas, para promover a riqueza linguística e a diversidade cultural no continente Europeu e motivar a aprendizagem de outras línguas ao longo da vida.

Segundo o estudo, o idioma alemão é o terceiro mais estudado por alunos de educação de níveis primário e secundário (9% e 21%, respectivamente), perdendo apenas para o inglês (83% e 94%) e o francês (19% e 23%). E em países como República Tcheca, Dinamarca, Irlanda, Croácia, Hungria, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, Bulgária, Países Baixos e Turquia (que não é membro da UE), o alemão é a segunda língua estrangeira mais estudada por alunos dos últimos anos do Ensino Médio (o primeiro é o inglês).

As estatísticas ainda apontam que na metade dos países membros da União Europeia, três quartos da população adulta (entre 25 e 64 anos) afirmam ter conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira.

Na Alemanha, o idioma estrangeiro mais falado por essa fatia da população (78%) é o inglês. Mesmo assim, o país é um dos que apresenta menores níveis de proficiência, com apenas 16% dos adultos dizendo ter um ótimo nível comunicação em inglês – contra 53% em Malta e 43% na Suécia, por exemplo. No restante dos alemães de 25 a 64 anos que declararam ter conhecimentos do idioma, 34% acreditam falar bem e 50% dizem ter um nível razoável de compreensão da língua.

Divulgação UAlg TV
Divulgação UAlg TV