Luta contra a AIDS completa 30 anos


Esta quinta-feira, dia 1º de dezembro, marca os 30 anos da luta contra a AIDS, doença que já matou milhões de pessoas em todo o mundo. Na última década, a incidência de novas infecções diminuiu 15%, mas ainda há razões para preocupação.



Um relatório da Unaids, da ONU, mostrou que, em 2010, 34 milhões de pessoas no mundo viviam com o vírus HIV. Dessas, 1,8 milhão morreram por conta de complicações ligadas à doença. Outro dado alarmante é que a maioria dos infectados (64%) com idade entre 15 e 24 anos são mulheres – na África Subsaariana, esse grupo representa 71% dos doentes.



A Alemanha contabiliza hoje 73 mil doentes, dos quais 59 mil são homens, e é um dos países com a taxa mais baixa da Europa. “Um pré-requisito essencial para a prevenção da AIDS é o tratamento aberto e o combate à discriminação contra as pessoas infectadas pelo vírus. Esse é um dos fatores que levaram a Alemanha a ter uma das menores taxas de infecção na Europa – 3 mil novos casos no ano passado", disse o ministro da Saúde da Alemanha, Daniel Bahr.



No Brasil, os números são bem mais significativos. Segundo um boletim do Ministério da Saúde, estima-se que 630 mil brasileiros vivam com AIDS. Em 2010, 34.212 novos casos da doença foram registrados. O informativo apontou também o avanço da doença entre jovens gays, de 15 a 24 anos, na contramão do que tem acontecido nesta faixa etária.



Ainda assim, o programa brasileiro de tratamento da doença é visto como referência pela ONU, pois garante acesso universal aos medicamentos. O País foi um dos pioneiros a distribuir, gratuitamente, toda a medicação necessária para o combate ao vírus, investimento que, este ano, chegará a R$ 846,7 milhões.



 

SXC
SXC