Mais de 1 milhão de alemães têm Mal de Alzheimer

A Alemanha abriga, atualmente, cerca de 2,2 milhões de pessoas que sofrem de doenças degenerativas. Cerca de 1,3 milhão delas têm Mal de Alzheimer, doença diagnosticada pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer e cujo principal sintoma é a perda gradativa da memória.


Para marcar o Dia Mundial do Alzheimer, em 21 de setembro, a Ministra Federal para Assuntos da Família, Idosos, Mulheres e Juventude, Kristina Schroeder, lançou o portal “Wegweiser Demenz”, em Berlim.


O site, lançado nesta segunda-feira (20), oferece informações sobre tratamento, cuidados e serviços de apoio às famílias e aos portadores de Alzheimer. O banco de dados “Ajuda na minha área” conta com contatos, endereços de asilos e serviços de saúde divididos por região.


Além disso, foi ainda estabelecida uma parceria entre Associações Regionais de Alzheimer e 50 casas de repouso, inicialmente. Para a Ministra Schroeder, é importante haver um apoio aos familiares e aos portadores de doenças degenerativas.


“As pessoas com demência precisam de atenção especial. Devemos dar aos doentes e à família uma voz de apoio e fornecer oportunidades para que voluntários se envolvam nesta causa”, afirmou.

SXC
SXC