Menos batata, mais ovos

A preferência gastronômica dos alemães mudou bastante nos últimos 100 anos. No começo do século XX, a carne era um produto caro que só aparecia na mesa das famílias alemãs nos finais de semana. De acordo com dados da Sociedade de Informação do Mercado Agrícola (Agrarmarkt Informations-Gesellschaft), cada pessoa consumia, na época, cerca de 47 kg de carne por ano. Um século depois esse número praticamente dobrou.


Embora o consumo de batata e pão tenha diminuído, ovos e peixes estão cada vez mais presentes nas refeições dos alemães. Uma pessoa consome em média 212 ovos por ano (contra 90 unidades em 1900) e 16 kg de peixe (contra 6 kg).


A maior mudança foi registrada nos preços dos alimentos. Há 100 anos, cada trabalhador gastava aproximadamente 33% do seu salário com a alimentação. Dados de 2009 revelam que esse número caiu pela metade, se fixando em 14%. A melhora nos preços foi causada pelo aumento da eficiência na produção agrícola. Ao invés de 120 ovos, uma galinha é capaz de colocar 299 ovos por ano e uma vaca produz hoje 80 kg a mais de leite do que em 1900.                  

SXC
SXC