Mídias sociais ganham importância nas empresas alemãs


Segundo uma pesquisa realizada com mais de 2,8 mil associados de 25 Câmaras de Comércio e Indústria da Alemanha (IHKs, sigla no alemão), muitas empresas de pequeno e médio porte utilizam mídias sociais como ferramenta de comunicação institucional.



Os resultados da análise nacional mostram que 47% das organizações fazem uso de diferentes mídias sociais. Facebook é apontado como a plataforma mais utilizada pelas organizações (quase 80%), sendo que dessas, 50% acessa a rede com "muita intensidade". As outras redes sociais mais usadas são Xing (78%), You Tube (51%) e Twitter (50%).



Os principais objetivos para uso das mídias sociais, apontados por essas empresas, são conquistar novos grupos alvos (81%) e aumentar o grau de conhecimento sobre a companhia (77%). Nesse âmbito, uma em cada duas delas afirmou já ter alcançado sucesso através desse canal de comunicação. A comercialização de produtos e serviços, entretanto, tem menor importância, conforme os pesquisados – menos de 20% deles afirmaram ter tido êxito comercial nas redes.



Ainda segundo a pesquisa, as empresas apontam o investimento de tempo (53%), bem como suas próprias estimativas de custo e benefícios (42%), como as duas principais dificuldades para a adesão às mídias sociais. Para aquelas que já aderiram, o principal problema decorrente desse meio de comunicação é o déficit de controle: 72 % dos entrevistados informaram não fazer uma avaliação do sucesso de suas atividades nas mídias sociais.

AHK
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