Na neve: esquis especiais para cadeiras de rodas

O inverno europeu em geral é um período difícil para os cadeirantes: a roda da frente da cadeira facilmente afunda na neve, e mover-se para frente torna-se extremamente difícil, quando não impossível. Porém, de acordo com a Ottobock, companhia alemã de tecnologia ortopédica, esse problema foi resolvido pelas Wheelblades, ou lâminas para rodas, do inventor suíço Patrick Mayer. Esses esquis especiais devolvem aos cadeirantes sua mobilidade e vida ativa durante os meses de inverno.

De acordo com a Ottobock, as Wheelblades distribuem o peso do cadeirante em uma superfície mais larga, da mesma forma que fazem os esquis de neve convencionais. Assim, em vez de as rodas frontais afundarem, a cadeira de rodas desliza sobre a neve.

“Como cadeirante, eu quero o máximo de mobilidade e flexibilidade em todo tipo de clima e durante todo ano”, afirma Patrick Mayer. “A mobilidade limitada força muitas pessoas a ficar em casa durante o inverno. Com as Wheelblades, eu quero tonar um novo tipo de liberdade disponível para todos que dependem de uma cadeira de rodas “, completa.

Conforme informações da empresa, as presilhas da parte da frente dos esquis possibilitam acoplá-los em questão de segundos e também que a cadeira de rodas seja controlada com precisão. Duas canaletas na parte inferior dos esquis comprimem a neve, assegurando a estabilidade. Assim, a cadeira de rodas desliza sobre a neve com pouquíssima fricção, como se estivesse sobre trilhos.

A Ottobock apoia a iniciativa de Patrick Mayer como uma parceira de vendas. “As Wheelblades são mais um exemplo de produto que ajuda as pessoas com mobilidade reduzida a levarem uma vida ativa”, destaca Karsten Ley, diretor de comunicação corporativa da Ottobock.

Ottobock
Ottobock