A Fundação Volkswagen, que é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, estará com inscrições abertas para a 6ª edição do “Volkswagen na Comunidade” a partir da próxima segunda-feira (11) até o dia 15 de abril. O concurso premiará dez projetos sociais desenvolvidos por organizações não-governamentais (ONGs) e sem fins lucrativos com um total de R$ 400 mil (sendo R$ 40 mil para cada, valor que deve ser investido em ações de transformação social). As instituições vencedoras e finalistas também ganharão um curso de Gestão de Projetos Sociais. A novidade, neste ano, é o processo de inscrição totalmente eletrônico, por meio de formulário disponibilizado no site da Fundação Volkswagen (http://www.fundacaovw.com.br/).
Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já distribuiu R$ 1,4 milhão em prêmios para 38 ONGs vencedoras, beneficiando 6.765 pessoas diretamente. As cinco edições já realizadas somaram 1.725 projetos inscritos, de 1.276 ONGs de todo o Brasil, sendo que as vencedoras estão localizadas no Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
O concurso aceita inscrições de projetos que envolvam os mais diversos temas, tais como educação, saúde, esportes, meio ambiente, entre outros. Para concorrer, as iniciativas precisam ser inscritas por empregados da Volkswagen do Brasil que atuam voluntariamente nessas instituições. No ano passado, 309 empregados inscreveram projetos.
“O ‘Volkswagen na Comunidade’ reconhece o trabalho voluntário realizado pelos funcionários da Volkswagen do Brasil em suas comunidades, incentiva e divulga essa prática. O prêmio em dinheiro viabiliza a execução das ações propostas e o curso de Gestão de Projetos Sociais prepara os gestores das organizações para gerir melhor os recursos recebidos, garantindo a sustentabilidade dos projetos, aumentando seu alcance e benefícios”, diz o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo Barros.
Os projetos inscritos são avaliados por um comitê formado por funcionários da Volkswagen do Brasil que receberam treinamento específico. Os vencedores, por sua vez, são acompanhados pela equipe da Fundação Volkswagen, que monitora, por meio de visitas técnicas, todo processo de implementação das ações propostas, as quais devem ser realizadas em oito meses.