Oswaldo Cruz realiza primeiras cirurgias robóticas

Entre 3% e 5% das crianças de até 12 anos de idade sofrem com uma obstrução no canal que leva a urina do rim para a bexiga, disfunção conhecida como estenose da junção ureto-piélica. Para tratar pacientes com essa condição, além de quadros de vesícula seminal, tumor de uraco e refluxo vesico-ureteral, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz trouxe ao Brasil a cirurgia robótica pediátrica.


De acordo com o médico do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias da instituição, Dr. Carlo Passerotti, o procedimento, nunca antes realizado no País, oferece mais precisão e segurança, além de uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente.


Até agora quatro crianças foram operadas com o auxílio do robô Da Vinci HD. “O uso da robótica em crianças ainda é pouco difundido no Brasil. Apesar disso, a aceitação dos pais é ótima”, afirma o Dr. Passerotti, responsável pelas cirurgias realizadas no hospital alemão.


A robótica também tem sido utilizada em procedimentos que envolvem o aparelho digestivo e urológico. O Dr. Passerotti já realizou mais de 200 cirurgias com esse tipo de tecnologia, das quais 170 foram para a retirada de tumor de próstata em adultos.

Divulgação
Divulgação