Pianista brasileiro ganha prêmio na Alemanha

O músico paulistano Fábio Martino levou o primeiro lugar na categoria piano do concurso “Som e Explicação”, do Centro de Cultura da Economia Alemã (Kulturkreis der deutschen Wirtschaft). Ao lado de candidatos do mundo todo, o jovem pianista passou por quatro etapas de testes, durante as quais também teve que falar sobre a obra escolhida, explicando como e porque a executaria daquela forma.


O primeiro lugar por voto unânime rendeu a Martino um prêmio de € 10 mil, além da gravação de um CD, uma apresentação com a Orquestra de Stuttgart e uma gravação com a Orquestra da Casa de Ópera de Berlim.


O estudante da Faculdade de Música de Karlsruhe, na Alemanha, já venceu diversas competições, entre elas o II Concurso Internacional BNDES de Piano de 2010 e o Primeiro Prêmio do VI Concurso Internacional de Piano de Fundão, Portugal, em 2005.


A entrega oficial do prêmio será no dia 9 de outubro desse ano na Filarmônica de Essen. Financiado pela Confederação das Indústrias alemãs (BDI) o Kulturkreis der deutschen Wirtschaft apoia artistas nas áreas de arquitetura, artes plásticas, literatura e música desde 1951.


Assista ao vídeo da apresentação aqui.

Ralf Wilschewsk
Ralf Wilschewsk