Preço influencia ‘consciência verde’ na Alemanha

A indústria alemã geralmente se destaca por suas tecnologias e iniciativas sustentáveis. Já a consciência ambiental dos alemães é ambivalente e varia de acordo com o tema e valor de investimento, concluiu o Índice Global Verde da consultoria GfK.

O resultado da pesquisa representativa, realizada em outubro deste ano, revelou que, para os alemães, quando se trata de consumo sustentável, custo e benefício podem contar mais do que as preocupações com o meio ambiente.

Quando se trata de coleta seletiva e reciclagem, o comportamento dos alemães é exemplar. Mais de 80% deles afirmam ter alta motivação para separar o lixo e colocá-lo nos em diferentes lixeiras ou levá-los para uma usina de reciclagem. A mesma porcentagem também respondeu que está fazendo um esforço consciente para diminuir a quantidade de lixo produzida em casa, comprando para isso cada vez mais embalagens reutilizáveis. No entanto, somente um em cada três alemães se diz disposto a pagar taxas mais altas para a eliminação ecológica de lixos doméstico, volumosos e especiais.

Ainda segundo o Índice, os consumidores da Alemanha não são atentos a selos que identificam os produtos sustentáveis, no entanto, 50% deles afirmam estarem dispostos a pagar mais por produtos ecologicamente corretos.

Ao contrário, quando se trata de eficiência energética, cerca de 80% da população só estaria disposta a investir em produtos ou serviços que contribuam nesse sentido – por exemplo, instalar um sistema de isolamento térmico na residência, se esses fossem economicamente viáveis. Outros 60% dos entrevistados ainda apontaram uma redução efetiva do consumo de energia como condição para a implantação de medidas de eficiência energética. 

Quando se trata de turismo e mobilidade, a consciência ambiental alemã também é condicional. No quesito mobilidade, um em cada dois alemães afirmou ser a favor de promover o transporte público por meio de um aumento dos impostos para automóveis. Todavia, somente um terço deles afirma deixar o carro em casa com frequência e usar meios alternativos de locomoção. Já a escolha por destinos que envolvam práticas de turismo sustentável é importante somente para 20% da população.

Outro tema sondado no estudo foi o uso de energia nuclear. Mais de 70% da população alemã estaria disposta a aceitar a expansão de uma rede elétrica próxima de sua moradia, desde que isso contribuísse para o fim da energia nuclear no país. A mesma proporção de entrevistados também disse acreditar na possibilidade de uma completa substituição de energia nuclear por energias renováveis, como a energia solar e a eólica.

SXC
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