Quantidade de carros históricos cresce na Alemanha

Com a virada do ano de 2012, foram registrados 254.053 carros portadores da placa com a letra “H” (destinada a veículos com pelo menos 30 anos de idade) na Alemanha, quase 10% a mais do que no ano anterior. No total, são cerca de 280.000 automóveis desse tipo no país, incluindo motos, veículos comerciais, tratores e outros.

“Os índices mostram que os alemães estão se apegando aos veículos históricos. As pessoas gostam dessa fragilidade que representa uma parte da história cultural”, explica Matthias Wissmann, presidente da Associação Alemã da Indústria Automobilística (VDA, sigla em alemão).

Em relação ao total de veículos na Alemanha (mais de 43 milhões), os carros antigos ainda representam uma pequena parcela de pouco menos de 0,6%. Além disso, eles fazem menos km/ano do que veículos normais. Wissmann, em relação às restrições sobre essa categoria automobilística, afirma: “Os carros antigos representam uma minoria que deve ser preservada. A proibição deles nas zonas de proteção ambiental seria descabida, e tais medidas melhorariam muito pouco a qualidade do ar. A exclusão desses veículos históricos em áreas interioranas só os reduziria a meras peças de museu”.

Entre os modelos mais preservados, o Volkswagen Beetle está no topo da lista. Foram 27.002 registros só em janeiro de 2013. Em segundo lugar, o modelo W123 sedan da Mercedes, muito produzido entre 1975 e 1986, com 8.869 automóveis registrados no início deste ano. Estima-se que essa quantidade tende a aumentar nos próximos anos, tendo em vista que muitos carros desse modelo estão para completar 30 anos. Em seguida, estão mais dois modelos da Mercedes-Benz: o “SL” da série 107 (8.048 unidades) e o “Stroke 8” (7.145). O Porshe 911/912 permaneceu em quinto lugar no ranking, com 6.489 registros. Em 2012, também foram registrados mais ônibus e vans da Volkswagen (4.418) com 30 anos ou mais.

O Escritório Federal de Veículos Motores da Alemanha (KBA, na sigla em alemão) regularmente compila dados estatísticos específicos de veículos históricos registrados em nome da Associação Alemã da Indústria Automobilística (VDA). Aproximadamente 61% dos carros antigos de passeio com mais de 30 anos de idade portam a placa representante da categoria. Algumas exceções são feitas a esses veículos, como a inserção em zonas de proteção ambiental. Além dos 30 anos de existência, esses veículos devem estar em condições técnicas excelentes e devem permanecer fiéis à sua versão original.

 

CC/ Flickr/ Ofek Sitbon
CC/ Flickr/ Ofek Sitbon