Quase 50 milhões de alemães estão online

Um estudo realizado pela ARD/ZDF – emissora de televisão pública alemã – revela que o uso da internet tem crescido nos últimos anos no país. Há dez anos, apenas 28% dos alemães com mais de 14 anos de idade navegavam na internet, em 2010, os internautas já são 69% desse grupo. E mais, cerca de 79% desses 49 milhões de internautas acessam a internet diariamente.


Apesar de o microcomputador e o notebook ainda serem as ferramentas mais usadas, 8% dos internautas também se conectam via celular e console.


Portais de vídeo, como o youtube e midiatecas de emissoras de televisão na internet respondem por 65% das atividades online.


“O acesso a áudios e vídeos, bem como a participação em comunidades online se tornou algo comum para uma boa parte da sociedade. O estudo online da ARD/ZDF 2010 mostra que a televisão/rádio e a internet não competem entre si. Elas são mídias convergentes, tanto para os fornecedores quanto para os usuários”, explica Helmut Reitze, vice-presidente da Comissão de Mídia da ARD/ZDF e diretor do Hessicher Rundfunk.


A internet tornou-se um grande mercado para as emissoras de televisão e rádio, que têm investido em seus portais para atrair mais visitantes e, consequentemente, mais espectadores para a sua programação.

dpa
dpa