Quatro trabalhos brasileiros estão entre os vencedores do Red Dot Award: Product Design 2010. A premiação, concedida pela instituição alemã Red Dot, é a mais cobiçada do mundo do design. Neste ano, o concurso teve 4.252 inscrições de 57 países, nas 17 categorias.
Do Brasil, foram premiados o projeto Midrash, do arquiteto Isay Weinfeld; o anel Puzzle, do designer de jóias Antonio Bernardo; o filtro Twin, da Deca; e o cabide Quará, desenvolvido pelo escritório NóDesign para a empresa Poly Play. Um grupo de jurados escolhe os vencedores baseados em critérios como inovação, qualidade e funcionalidade, nas modalidades Product Design, Communication Design e Design Concept.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de julho. Depois, os trabalhos ficarão expostos no Museu Red Dot na cidade de Essen, Alemanha, até o dia 1 de agosto.
Museu
O Centro de Design e o Museu Red Dot Design, em Essen, estão instalados em um dos mais impressionantes prédios industriais do século XX, que foi restaurado pelo arquiteto britânico Lord Norman Foste. O acervo possui a maior exposição de design contemporâneo do mundo.
O antigo complexo industrial Zollverein, onde havia planta de tratamento de carvão, hoje recebe mais de 140 mil visitantes por ano. O local foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco.