Dez projetos brasileiros fazem parte da lista de iniciativas selecionadas para a publicação Infrastructure 100: World Cities Edition, da empresa de origem alemã KPMG. Segundo a companhia, o estudo apresenta uma centena dos projetos de infraestrutura urbana mais inovadores e inspiradores de todo o mundo, que fazem das grandes cidades locais onde as pessoas desejam morar e fazer negócios.
O Brasil aparece com a metade das 20 iniciativas citadas da América Latina, e o projeto de consumo eficiente de energia Cidade Inteligente Búzios (RJ), está colocado entre os dez mais relevantes no ranking. De acordo com a publicação, a promessa do Cidade Inteligente é melhorar o impacto ambiental do município de Búzios através da redução sustentável de consumo de energia e emissões de CO2. Fazem parte do projeto a instalação de mini parques eólicos na cidade, de painéis solares nos telhados das casas e prédios e de lâmpadas de LED para a iluminação pública alimentadas por fontes renováveis de energia, além de sistemas automáticos de controle da rede de distribuição. O objetivo é que a energia custe menos ao consumidor, que será capaz de monitorar o consumo da sua casa pelo telefone e pela internet.
Os outros selecionados brasileiros são a modernização do Hospital do Subúrbio da Bahia por meio de parceria público-privada (PPP); o Projeto Integrado de Gestão de Água e Saúde, na Bahia; o corredor de transporte coletivo Transolímpica, no Rio de Janeiro; o Centro de Operações Rio da IBM; o Porto Maravilha, que promove a revitalização da região portuária carioca; o Parque Olímpico do Rio, na zona oeste da cidade; as primeiras PPPs do país para a construção e operação de escolas, em Belo Horizonte; a Linha 4 do Metrô de São Paulo; e o Embraport, maior terminal privado multiuso do Brasil, no porto de Santos (SP).
“Nosso país tem grandes necessidades e desafios infraestruturais a serem atendidos. Até por este motivo, todas as formas de mobilização para diminuir nossos problemas vêm sendo empregadas, inclusive o uso intensivo da criatividade, da inovação e de novas tecnologias. Além disso, receberemos nos próximos anos os dois maiores eventos esportivos do globo, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o que exige esforços concentrados na viabilização das estruturas necessárias a apoiar suas atividades”, ressalta Maurício Endo, líder da área de Infraestrutura e Governo da KPMG para a América do Sul.
Os top ten do Infrastructure 100
- Acesso pelo lado leste (East Side), Cidade de Nova York, EUA (categoria mobilidade urbana)
- Corredor industrial Delhi-Mumbai, Índia (conectividade global)
- Desenvolvimento regional de Oresund, Dinamarca e Suécia (recuperação urbana)
- Universidade Princess Nora Bint AbdulRahman para Mulheres, Riad, Arábia Saudita (educação)
- Royal London Hospital, Londres, Reino Unido (saúde)
- Planta de dessalinização Tuas II, Tuas, Cingapura (água)
- Cidade Ecológica de Tianjin, China (cidades novas e ampliadas)
- Sistema de esgoto em túneis profundos, de Kranji para Changi, Cingapura (reciclagem e gerenciamento de resíduos)
- Cidade Inteligente, Búzios, Brasil (infraestrutura de energia urbana)
- Projeto de Cabo do BRICS, África do Sul e Ilhas Maurício (infraestrutura de comunicações)