Ranking de projetos inovadores destaca Brasil


Dez projetos brasileiros fazem parte da lista de iniciativas selecionadas para a publicação Infrastructure 100: World Cities Edition, da empresa de origem alemã KPMG. Segundo a companhia, o estudo apresenta uma centena dos projetos de infraestrutura urbana mais inovadores e inspiradores de todo o mundo, que fazem das grandes cidades locais onde as pessoas desejam morar e fazer negócios.



O Brasil aparece com a metade das 20 iniciativas citadas da América Latina, e o projeto de consumo eficiente de energia Cidade Inteligente Búzios (RJ), está colocado entre os dez mais relevantes no ranking. De acordo com a publicação, a promessa do Cidade Inteligente é melhorar o impacto ambiental do município de Búzios através da redução sustentável de consumo de energia e emissões de CO2. Fazem parte do projeto a instalação de mini parques eólicos na cidade, de painéis solares nos telhados das casas e prédios e de lâmpadas de LED para a iluminação pública alimentadas por fontes renováveis de energia, além de sistemas automáticos de controle da rede de distribuição. O objetivo é que a energia custe menos ao consumidor, que será capaz de monitorar o consumo da sua casa pelo telefone e pela internet.



Os outros selecionados brasileiros são a modernização do Hospital do Subúrbio da Bahia por meio de parceria público-privada (PPP); o Projeto Integrado de Gestão de Água e Saúde, na Bahia; o corredor de transporte coletivo Transolímpica, no Rio de Janeiro; o Centro de Operações Rio da IBM; o Porto Maravilha, que promove a revitalização da região portuária carioca; o Parque Olímpico do Rio, na zona oeste da cidade; as primeiras PPPs do país para a construção e operação de escolas, em Belo Horizonte; a Linha 4 do Metrô de São Paulo; e o Embraport, maior terminal privado multiuso do Brasil, no porto de Santos (SP).



“Nosso país tem grandes necessidades e desafios infraestruturais a serem atendidos. Até por este motivo, todas as formas de mobilização para diminuir nossos problemas vêm sendo empregadas, inclusive o uso intensivo da criatividade, da inovação e de novas tecnologias. Além disso, receberemos nos próximos anos os dois maiores eventos esportivos do globo, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o que exige esforços concentrados na viabilização das estruturas necessárias a apoiar suas atividades”, ressalta Maurício Endo, líder da área de Infraestrutura e Governo da KPMG para a América do Sul.



Os top ten do Infrastructure 100

  1. Acesso pelo lado leste (East Side), Cidade de Nova York, EUA (categoria mobilidade urbana)
  2. Corredor industrial Delhi-Mumbai, Índia (conectividade global)
  3.  Desenvolvimento regional de Oresund, Dinamarca e Suécia (recuperação urbana)
  4.  Universidade Princess Nora Bint AbdulRahman para Mulheres, Riad, Arábia Saudita (educação)
  5.  Royal London Hospital, Londres, Reino Unido (saúde)
  6.  Planta de dessalinização Tuas II, Tuas, Cingapura (água)
  7.  Cidade Ecológica de Tianjin, China (cidades novas e ampliadas)
  8.  Sistema de esgoto em túneis profundos, de Kranji para Changi, Cingapura (reciclagem e gerenciamento de resíduos)
  9.  Cidade Inteligente, Búzios, Brasil (infraestrutura de energia urbana)
  10.  Projeto de Cabo do BRICS, África do Sul e Ilhas Maurício (infraestrutura de comunicações)


 

Ronald Pantoja/Divulgação Prefeitura de Búzios
Ronald Pantoja/Divulgação Prefeitura de Búzios