Ranking mostra cidades amigáveis às bicicletas

O Copenhagenize Index – Top 20 Most Bicycle-Friendly Cities (20 Cidades Mais Amigáveis às Bicicletas, em tradução livre), estudo feito pela consultoria de planejamento urbano Copenhagenize Design Co. já está disponível. “A pesquisa inaugural, feita em 2011, foi bem-sucedida em dar às cidades uma indicação de como elas estão posicionadas na corrida para reestabelecer a bicicleta como transporte na paisagem urbana”, afirma o estudo.

De acordo com a Copenhagenize, assim como no final dos anos 1800, a bicicleta está transformando a sociedade e o cenário urbano para melhor. Agora, mais do que nunca, a urbanização necessita de soluções de transporte modernas que sejam viáveis financeira e economicamente, e a bicicleta está disponível, como há 125 anos.

Embora o ranking só divulgue as 20 primeiras cidades mais amigáveis às bicicletas, foram pesquisadas, ao todo, 150 cidades em 2013, e 80 em 2011. Cultura ciclística, infraestrutura para o ciclismo, percepção de segurança dos ciclistas e existência de programas de compartilhamento de bicicletas são alguns dos critérios avaliados. As três primeiras posições no ranking deste ano ficaram com Amsterdã (Holanda), Copenhague (Dinamarca) e Utrecht (Holanda).

Alemanha e Brasil

Em Berlim, 8° lugar no ranking, a participação da bicicleta no total de meios de transporte utilizados alcança impressionáveis 13% (chegando a 25% em alguns bairros), e a cidade possui uma infraestrutura para o ciclismo que encoraja o seu uso pelos cidadãos. Porém, essa mesma infraestrutura precisa de atenção e investimentos, segundo a pesquisa.

Munique, que divide o 11° lugar com Montreal e Nagoya, tem grande potencial para se tornar uma das primeiras do ranking. Contudo, caiu algumas posições (6° lugar, em 2011, para o lugar atual, em 2013), devido a sua estagnação de incentivos ao uso da bicicleta na cidade, em relação às novas cidades que alcançaram posições maiores no ranking deste ano.  

O Rio de Janeiro, que ganhou pontos a mais por suas iniciativas inovadoras para o incentivo ao ciclismo, alcançou o 12° lugar em 2013. A rede de ciclovias e ciclofaixas espalhadas pela cidade, e que já conectam pontos importantes, tende a aumentar, tendo em vista os eventos esportivos mundiais que serão sediados pela mesma. Entretanto, o trânsito de carros representa uma grande desvantagem para a cidade, que, segundo a análise do estudo, precisa investir pesadamente no uso da bicicleta, se o Rio não quiser ter problemas de tráfego intenso, como na cidade de São Paulo.

Hamburgo, em 14° lugar no ranking, é vista como uma cidade que retorna ao uso da bicicleta nos últimos anos. O ciclismo é praticado principalmente nos bairros. Hamburgo tem tudo para ser uma das melhores e a vontade de mobilizar-se para o uso da bicicleta existe. Mas, ainda assim, faltam melhorias na infraestrutura que, esperançosamente, serão sanadas para os próximos anos.

Os parâmetros usados na pesquisa e o ranking completo estão disponíveis na página da Copenhagenize Design Co.: http://copenhagenize.eu/index.html

CC/ Flickr/ Claudia Regina CC
CC/ Flickr/ Claudia Regina CC