Rússia ultrapassa Alemanha em usuários de internet


De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado ComScore, publicado na última sexta-feira (18), a Rússia é atualmente o país europeu com maior número de usuários de internet, 50,8 milhões.



A Alemanha perdeu seu posto de líder e ficou em segundo lugar no ranking, com 50,1 milhões de pessoas utilizando a internet. Já a França alcançou 42,3 milhões de usuários e o Reino Unido 37,2 milhões. A Itália ocupa o quinto lugar, com 23,7 milhões de usuários.



No entanto, em relação às horas de uso, os usuários russos ficaram, em média, 22,4 horas online no mês de setembro, índice abaixo da média europeia, que é de 26,4 horas.



Apesar da boa colocação, Konstantin Tchernichiov, analista do banco de investimento russo UralSib Capital, pondera o resultado: “a liderança russa é decorrente do grande contingente populacional do país comparado aos demais países europeus”, explica.



O Ministério das Comunicações e Imprensa do país espera ainda que o total de usuários da rede alcance metade da população russa até o fim deste ano, chegando a 142, 9 milhões de pessoas.



Ainda, o governo acredita que a liderança de conexões pode impulsionar a presença das empresas russas de internet em mercados estrangeiros, principalmente na União Europeia.



Foram analisados os 18 países da Europa que mais apresentam usuários conectados à rede, considerando pessoas acima de 15 anos de idade.



 

Creative Commons/Maebmij
Creative Commons/Maebmij