Sabático Social da SAP traz executivos ao Brasil

Onze executivos da SAP desembarcaram no final de março em Porto Alegre para trabalhar de forma voluntária em quatro instituições sem fins lucrativos: Nós Coworking, Porto Alegre Conventions & Visitors Bureau, Escola Convexo e Prefeitura de Porto Alegre. De acordo com a companhia, durante 30 dias esses profissionais, vindos de diversos países, têm atuado em projetos para melhorar os processos e negócios das organizações que participam do programa.

Segundo a SAP, o propósito do programa Sabático Social é proporcionar um impacto social, oferecendo um importante ativo da empresa, o conhecimento de profissionais gabaritados, para instituições que, talvez, não tivessem condições de receber mentoria especializada e, assim, ter acesso às melhores práticas utilizadas por grandes corporações de todo o mundo.

O Sabático Social é um programa global da área de Responsabilidade Social Corporativa da SAP que atua em três frentes: desenvolver em seus profissionais habilidades como liderança e capacidade de trabalhar com pessoas de diferentes culturas; proporcionar a oportunidade de instituições receberem mentoria para melhorar processos ou inovar, além de reter e disseminar esse conhecimento adquirido para os demais colaboradores; e permitir à SAP um engajamento de seus funcionários em uma causa social e, assim, motivá-los e encorajá-los a participar de uma experiência enriquecedora para suas vidas profissional e pessoal.

“O programa é muito bem aceito e tem grande procura pelos funcionários da SAP. Ao mesmo tempo, as instituições que recebem os voluntários elogiam bastante o Sabático Social. Isso demonstra que o objetivo está sendo alcançado”, afirma Adriana Kersting, diretora de Recursos Humanos do SAP Labs, centro de desenvolvimento e inovação da SAP para a América Latina, que fica localizado na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Conforme a companhia, os onze voluntários da SAP atuam em diferentes áreas do conhecimento, como a alemã Nadine Ebert, especialista em comunicação e marketing, e a russa Ilya Kurishko, que atua com contabilidade e finanças. Grupos de dois e três desses profissionais da SAP foram divididos para trabalharem em projetos dentro de necessidades específicas de cada instituição participante, em conjunto com os funcionários das organizações.

Iniciado em 2012, no ano passado, o Sabático Social foi realizado no Brasil, África do Sul, Índia e China. Este ano o Quênia também acolheu o programa. Os projetos desenvolvidos nas instituições participantes podem ser de vários cunhos, como, por exemplo, a criação de processos simples e claros de marketing e logística para um site de comércio eletrônico de artesãos de determinada comunidade, cidade ou região.

Divulgação SAP
Divulgação SAP