São Paulo promove candidatura à Expo 2020


A prefeitura de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (24), o seminário “Expo 2020: Perspectivas e Oportunidades”, com a presença do secretário-geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE), Vicente Loscertales. No encontro, a administração municipal apresentou ações e projetos para o desenvolvimento da capital paulista, candidata a sediar o megaevento, que será realizado dentro de oito anos.



 “A Expo 2020 é um dos maiores eventos do mundo. Ela tem uma dimensão compatível com a Copa do Mundo. A expectativa é de que, caso ela aconteça na cidade de São Paulo, possa ser visitada por 30 milhões de pessoas”, afirmou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.



A cidade apresentou sua candidatura no final do ano passado, em Paris, sede do BIE (organizador do evento), com o tema “Força da diversidade, harmonia para o crescimento”. Caso eleita, a ideia é realizar a Expo de 15 de maio a 15 de novembro de 2020, no bairro de Pirituba, um dos mais carentes de São Paulo, que receberia investimentos e melhorias.



São Paulo concorre com as cidades de Ekaterinburgo (Rússia), Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Ayutthaya (Tailândia). O BIE deve divulgar sua escolha em novembro do ano que vem.



O presidente da SPTuris (órgão de promoção do turismo da cidade de São Paulo), Marcelo Rehder, destacou a projeção internacional como o principal impacto da Expo 2020: “Um evento desta magnitude é uma poderosa ferramenta de comunicação. Ele traz mais visibilidade para o destino, tanto para São Paulo quanto para o Brasil”.



Para Vicente Loscertales, o momento histórico que o Brasil vive favorece sua candidatura: “O País se encontra em uma posição de grande influência e de destaque no mundo, além de viver um momento econômico muito favorável, e São Paulo é uma grande metrópole mundial”.



Loscertales esteve na capital paulista durante toda a semana, para uma visita técnica e de acompanhamento do projeto de candidatura para a Expo 2020, em cumprimento a uma rotina de visitas semelhantes em todas as cidades concorrentes.



Exposição Universal



As exposições universais, ou simplesmente Expos, acontecem desde o século XIX em diversas cidades do mundo, reunindo participantes dos mais variados países e áreas, como cultura, economia, ciências e tecnologia. A primeira se deu em Londres, em 1851, sob o título “Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações”. Desde o início do século XX são organizadas pelo BIE, e os locais são escolhidos por representantes de 160 países.



No ano 2000, a Expo aconteceu na Alemanha, em Hannover. A mostra durou cinco meses, com a participação de 156 países, 17 organizações internacionais e mais de 18 milhões de visitantes.

SXC
SXC