SAP e Endeavor lançam ferramenta conjunta

A SAP e a Endeavor Brasil, em parceria com a UNCTAD (ONU), lançaram o Observatório do Empreendedorismo. A ferramenta online e gratuita para consulta pretende ser a maior plataforma de conhecimento sobre o ambiente empreendedor do Brasil, reunindo dados de diversos relatórios internacionais como: Banco Mundial, Global Entrepreneurship Monitor, Fórum Econômico Mundial e Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros. Como um material complementar, as organizações também desenvolveram um relatório que apresenta alguns casos de melhores práticas que podem ser replicadas por organizações, governos e universidades.

A partir de um software de análise de informações desenvolvido pela SAP, a ferramenta online fica hospedada no portal Endeavor  (http://www.endeavor.org.br/ppp/observatorio_do_empreendedorismo.swf), onde os interessados podem visualizar, por exemplo, a situação do Brasil em relação ao ambiente empreendedor em outros países. O Observatório analisa 35 indicadores, baseados nos seis eixos determinantes para se criar um país mais empreendedor, estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): ambiente regulatório, mercado, acesso a capital, inovação, capacitação e cultura.

Utilizando sua solução de análise inteligente de dados, a SAP criou a ferramenta online, que possui uma interface simples de ser utilizada e que permite a visualização, por meio de gráficos comparativos, de vários indicadores essenciais para o empreendedor. Para a comparação com o Brasil, foram selecionados países com níveis similares de desenvolvimento: Rússia, Índia, China e África do Sul (representando os BRICS), somados a Chile, Argentina e México (da América Latina), além de Turquia e Estados Unidos – estes por serem referências quanto ao assunto empreendedorismo. Dessa forma, uma das visualizações possíveis é mensurar, por exemplo, qual é a intenção de empreender do brasileiro, do argentino ou de outras populações; assim como examinar quantos dias são necessários para se abrir uma empresa nos países comparáveis.

“O Brasil tem uma das culturas mais empreendedoras do mundo, mas tem desafios enormes que impedem a criação de empresas de alto crescimento. Queremos disponibilizar em um único canal todas as informações necessárias para dar suporte a outras organizações que compartilham conosco o desejo de desenvolver o país através empreendedorismo”, diz Pamella Gonçalves, gerente da área de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor.

A SAP tem uma parceria global de longo prazo com a Endeavor.  No Brasil, em novembro de 2012, as organizações criaram o projeto SAP Expoentes, cujo objetivo é oferecer oportunidades para empreendedores, por meio do acesso a uma plataforma digital do programa que oferece recursos como mentores, orientações de como obter capital, formar talentos, buscar ferramentas para melhorar a gestão de seus negócios e outros conteúdos. “Os empreendedores podem se beneficiar por meio da melhoria da gestão de seus processos e ter mais recursos tecnológicos para inovar e prosperar. Além disso, o fato de receber conselhos e ter contato com profissionais experientes, que já passaram por diversas situações, podem contribuir muito com a expansão do negócio dos novos empresários”, explica Cristiana Brito, diretora de Comunicação da SAP Southern Latin America (SoLA).
 

CCommons/maebmij
CCommons/maebmij