BASF em prol da beleza da pele

A BASF e a empresa francesa de biotecnologia CYTOO estão juntas em prol da beleza da pele. O objetivo da parceria é desenvolver e testar ingredientes ativos que contribuam para aumentar a firmeza da pele em aplicações de cuidados específicos.

Resultados de pesquisas recentes indicam que existem alguns ingredientes que podem estimular a contratilidade de fibroblastos humanos (células do tecido conjuntivo) e, assim, melhorar a aparência e a firmeza da pele. Para investigar mais a fundo estas características celulares, a CYTOO desenvolveu o FibroScree. Essa plataforma exclusiva baseia-se em uma tecnologia de micro modelação que permite o controle preciso da geometria do substrato e da rigidez celular. Como parte da cooperação, a BASF e a CYTOO combinam os seus conhecimentos e recursos para trabalhar em novos ensaios a base de células visando melhorar a avaliação metodológica da plataforma FibroScreen da CYTOO e identificar novos compostos ativos capazes de influenciar a contratilidade dos fibroblastos humanos.

“Estamos orgulhosos, pois em conjunto com a BASF, podemos explorar o efeito dos compostos nos fibroblastos da pele humana. Para nós, esta parceria é um marco importante para que a pesquisa avance rapidamente e traga resultados de alto valor”, enfatizou Luc Selig, CEO da CYTOO.

Em uma idade jovem, a pele tem a aparência suave e radiante. Os fibroblastos interligados e a matriz extracelular com a sua densa rede de feixes de fibras de colágeno fornecem a firmeza e elasticidade da pele. Com a idade, a pele perde cada vez mais a sua estabilidade mecânica, os níveis de colágeno da pele diminuem e o colágeno existente passa a ser degradado pela enzima colagenase. Ao mesmo tempo, as atividades de síntese dos fibroblastos – importantes para a produção de colágeno – estão diminuindo. Para melhorar a aparência e firmeza da pele, os preenchimentos de colágeno e ácido hialurônico são amplamente utilizados atualmente em aplicações de cuidados com a pele. No entanto, eles só trazem um efeito a curto prazo. Para fornecer soluções alternativas aos seus clientes, a BASF – em parceria com a CYTOO – está realizando pesquisas sobre novos ingredientes ativos com um efeito mais duradouro relacionado à firmeza da pele.

“Estamos muito satisfeitos de sermos uma das primeiras empresas a nível mundial, em parceria com a CYTOO, a validar os efeitos de ensaios inovadores de pele relacionados à firmeza. Graças a esta cooperação, conseguimos encontrar um novo caminho e identificar novos compostos que ajudarão nossos clientes a terem mais sucesso”, disse o gerente de projeto responsável na BASF, Valérie André-Frei.

Foto: Divulgação BASF