A Mercedes-Benz do Brasil, por meio do programa Estrada para a Saúde, reafirma seu compromisso de cuidar do motorista. O projeto já atendeu, somente este ano, aproximadamente 2 mil caminhoneiros que circulam nas rodovias Castelo Branco (km57 – leste sentido São Paulo), sistema Anhanguera – Bandeirantes (AutoBan Km 56 – sentido São Paulo), e em pontos itinerantes da Nova Dutra, MS Via, Rodonorte e Rodoanel.
A rotina desses motoristas, que rodam por todo o País, nem sempre permite que o cuidado com a saúde seja uma prioridade, o que ainda pode prejudicar o desempenho de cada caminhoneiro e, em casos extremos, causar acidentes. “Com essa iniciativa é possível oferecer aos motoristas exames e procedimentos que permitam o monitoramento de suas condições de saúde, fundamentais para quem permanece diariamente trabalhando nas estradas”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Entre os serviços disponíveis aos motoristas estão exames para taxas de glicemia e colesterol, pressão arterial, acuidade visual e auditiva e índice de massa corporal. Além disso, os participantes ainda podem receber cuidados para o cabelo e a barba e participar de palestras explicativas com profissionais da saúde.
Proteção nas estradas
Durante as ações voltadas para a saúde do caminhoneiro também são realizadas palestras e distribuição de folhetos do programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil e apoiada pela Mercedes-Benz há 5 anos. Esse projeto tem o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras e busca na figura do caminhoneiro um importante parceiro para o sucesso desse projeto.
As empresas participantes do programa Na Mão Certa têm o papel de divulgar o projeto, alertando e debatendo sobre o assunto tanto com seus colaboradores quanto com os caminhoneiros, para que todos possam atuar como protetores dos direitos de crianças e adolescentes.
“A participação da Mercedes-Benz como apoiadora deste programa reforça o posicionamento responsável e sustentável da marca, que está sempre engajada em promover a valorização e o desenvolvimento do caminhoneiro, levando mais informação e educação ao seu dia a dia”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz do Brasil