Semana da Língua Alemã 2017 promove idioma no Brasil

ilustra_principal-1Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – realizam de 31 de março a 8 de abril a segunda edição da Semana da Língua Alemã.

A iniciativa vai promover inúmeros eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão.

Para abrir a Semana da Língua Alemã, o Cine Brasília recebe Mostra de Filmes dos países participantes no dia 31 de março, com programação que segue até 2 de abril. Entre os destaques está a estreia no Brasil do novo filme sobre o escritor austríaco Stefan Zweig (“Stefan Zweig – Adeus, Europa”) que abre a Mostra. A história gira em torno dos últimos anos de vida dele, desde a sua primeira chegada ao Brasil em 1936 até a morte em 1942, em Petrópolis (RJ).

Ainda no cinema, a Suíça irá oferecer ao público brasileiro um novo olhar sobre a língua alemã, por meio da tradição cultural dos Alpes suíços revelada em um documentário surpreendente. O filme, que será apresentado em várias capitais do Brasil, mostra a diversidade dos dialetos da língua alemã e cria uma ligação entre a tradição e a modernidade.

Outra atração imperdível é o grupo alemão “Spiritual Standards”, que se apresenta na Catedral Metropolitana de Brasília no dia 6 de abril, às 20h, com entrada franca. O duo (piano e saxofone) interpretará melodias protestantes, uma homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante, data que será celebrada na Alemanha durante todo ano, em diversas cidades. A tradução da Bíblia para o alemão moderno por Martin Luther teve uma influência importante no desenvolvimento do idioma. Depois, os músicos seguem para São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

 Sabadão alemão
O Goethe-Zentrum Brasília convida as famílias a se deliciarem com as especialidades da culinária alemã e a conhecerem vários dialetos com pessoas nativas da Áustria, Alemanha e Suíça. De quebra, ainda vai exibir um filme infantil alemão superdivertido.

A programação começará às 12h, com o “Speak Dating”, oportunidade ímpar para falantes do alemão a partir do nível básico entrarem em contato com o dialeto saxão, o tirolês, o alemão-suíço ou a maneira como nativos de Berlim se comunicam. 

Às 13h, será exibido o filme “A Sala de Aula voadora” (Das fliegende Klassenzimmer). Na tela, a divertida história de Jonathan, um menino de 12 anos que vai para o internato da Escola de São Tomás em Leipzig. Lá ele logo faz amizade com um grupo de meninos aventureiros e corajosos, que decidem descobrir o mistério por detrás do desaparecimento de um escritor. Baseado no romance de Erich Kästner.  A entrada é franca para todas as atividades.

Por que aprender alemão?  
 Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros para o idioma mais falado na Europa. A cada ano, mais pessoas se interessam pelo aprendizado dessa língua, não somente porque ser fluente nela é uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho, mas também porque ela facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia. Outro objetivo do evento é mostrar que aprender alemão é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Hoje, 135 mil brasileiros já estão aprendendo. O idioma torna muitas obras literárias e filosóficas acessíveis – como as de Goethe, Schiller, Thomas Mann, Max Frisch, Immanuel Kant, Hegel ou Sigmund Freud.

Para conferir a Programação completa, clique aqui!