Tratado Dois mais Quatro entra para arquivo da UNESCO


Em uma cerimônia especial nesta quarta-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e a Comissão Alemã para a UNESCO celebraram a inclusão do Tratado Dois mais Quatro, de 1990, bem como de outros documentos relativos ao Muro de Berlim no Programa Memória do Mundo, da UNESCO. O projeto, iniciado em 1992, tem como objetivo identificar e preservar documentos e arquivos de grande valor histórico.

Celebrado em Moscou, em 12 de setembro de 1990, o Tratado sobre a Regulamentação Definitiva referente à Alemanha, mais conhecido como Dois mais Quatro, é o tratado de paz definitivo negociado entre a República Federal da Alemanha, a República Democrática Alemã e as quatro potências que ocuparam a Alemanha desde o fim da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. O documento, que registra a renúncia pelos quatros países de todos os direitos que detinham na Alemanha, inclusive a Berlim, permitiu a Reunificação Alemã já em 03 de Outubro de 1990.

Em cerimônia que contou com a participação do Ministro Federal do Exterior, Guido Westerwelle e da Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, três depoimentos históricos chamaram a atenção. Hans-Dietrich Genscher (ex-Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Markus Meckel (ex-Ministro Fedeal do Exterior da antiga Alemanha Oriental) e Lothar de Maizière (ex-Primeiro Ministro da RDA) contaram como foi viver tão de perto a experiência e apresentaram seus pontos de vista sobre quais fatos levaram à elaboração e assinatura do Tratado, bem como sobre a sua importância.