De janeiro a abril deste ano, o Departamento Nacional de Estatísticas do país europeu registrou 23,1 milhões de pernoites internacionais em hotéis com mais de dez leitos, o que equivale a um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período em 2017. Para a CEO do German National Tourist Board, Petra Hedorfer, “um milhão de pernoites adicionais em quatro meses é mais que uma prova do bem-sucedido posicionamento da Alemanha como destino turístico”.
De acordo com a executiva, a Europa, região que mais envia turistas para o território germânico, apresenta um crescimento consolidado de 3,6%. Fora do continente, os mercados asiáticos e norte-americanos também demonstram bons índices de evolução, com taxas de 6,5% e 8,2%, respectivamente.
Ainda em relação aos chamados mercados overseas (intercontinentais), a diretora do DZT – Centro de Turismo Alemão no Brasil, Margaret Grantham, complementa: “Após termos fechado 2017 com um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, a Alemanha segue atraindo cada vez mais brasileiros. Nos primeiros quatro meses de 2018 ultrapassamos a marca de 200 mil pernoites, o que representa um aumento de 2% em relação ao ano anterior”, afirma.
Entre as cidades alemãs que mais receberam turistas brasileiros, Margaret cita Berlim, que registrou, em abril, um aumento de 5,2%. O ranking dos destinos se completa, sequencialmente, com Munique, que detectou crescimento de 9,8%, e Frankfurt, com 9,5% de aumento em relação ao ano passado.
Foto: Divulgação DZT