130 anos de Franz Kafka

Escritor tcheco de origem judaica que tinha o alemão como primeira língua, Franz Kafka teve grande repercussão nas literaturas ocidental e alemã, após sua morte, em 1924. Nasceu em Praga (capital da atual República Tcheca), em 3 de julho de 1883, e cresceu sob as influências das culturas tcheca, judaica e alemã.

Kafka consagrou-se um dos maiores escritores de ficção do século XX. Era o filho mais velho de Hermann e Julie Kafka e teve cinco irmãos mais novos: os meninos Georg e Heinrich, que morreram prematuramente, e as meninas Gabriele, Valerie e Ottilie, vítimas dos campos de concentração nazistas.

Tendo que optar por estudar química ou direito a mando do pai, o escritor decide-se pela segunda opção, que se torna um tema recorrente em muitas de suas obras. A relação tumultuosa com o patriarca foi exposta de maneira detalhada e chocante em uma de suas obras, “Carta ao Pai” (1919).

Kafka morreu em 1924 (aos 40 anos), internado em um sanatório por causa da tuberculose. Dois anos antes de sua morte, chegou a pedir ao seu melhor amigo, Max Brod, para destruir todas as suas obras. Brod não atendeu ao pedido e, desde então, o legado de Kafka exerce grande influência na literatura mundial.

Entre as obras famosas do autor, destacam-se “A Metamorfose” (1915), “O Processo” (1925) e “O Castelo” (1926).

CC / Flickr / Adam Jones, Ph. D
CC / Flickr / Adam Jones, Ph. D