200 anos da obra dos irmãos Grimm

Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos na pequena cidade de Hanau, no estado de Hesse, Alemanha (respectivamente em 1785 e 1786), ganharam destaque mundial com a obra intitulada Kinder und Hausmärchen (Contos Infantis e Domésticos), cujo objetivo era registrar histórias que ouviam na infância e eram passadas oralmente de geração em geração. Além disso, os irmãos, formados em Direito, contribuíram com pesquisas linguísticas e folclóricas para a língua alemã.

A primeira edição dos contos compilados pelos irmãos Grimm completou 200 anos no dia 20 de dezembro do ano passado. A obra, desde seu primeiro lançamento em 1812, foi traduzida para mais de 160 idiomas e será homenageada em vários eventos espalhados por cidades na Alemanha.

O estado de Hesse, particularmente, organiza uma expedição para celebrar o bicentenário que começou no dia 27 de abril e vai até o dia 8 de setembro. A Expedition Grimm 2013 (Expedição Grimm 2013) é o auge dos eventos comemorativos programados para o ano Grimm 2013 e exibe uma jornada de cerca de 800 m² com manuscritos, momentos familiares dos Grimm – documentados pelo irmão Ludwig Emil Grimm, pintor igualmente reconhecido –, as principais obras e reflexões acerca do legado deixado pelos irmãos e os impactos que elas causaram e ainda causam ao redor do mundo.

Outro fato que será lembrado neste ano são os 150 anos da morte de Jacob Grimm, a serem completados no dia 20 de setembro.

Para mais informações, acesse a página da Expedition Grimm 2013, disponível em alemão e inglês: http://www.expedition-grimm.de/en/latest_news.html

 

Expedition Grimm
Expedition Grimm