2013: bicentenário de Richard Wagner

Wilhelm Richard Wagner, nascido em Leipzig no dia 22 de maio de 1813, foi um compositor, maestro, diretor de teatro e ensaísta alemão, mundialmente conhecido por suas obras clássicas que influenciaram a música erudita da Europa do século XIX.

A reputação de Wagner perdura até os dias hoje, não apenas por ter sido o realizador de óperas famosas como “O Anel do Nibelungo”, “Tannhäuser” e “Lohengrin”, mas também pela inauguração da sua própria casa de ópera na cidade de Bayreuth – a Bayreuth Festspeilhaus –, que inspirou o festival de música local e onde ocorreu a primeira apresentação de “O Anel do Nibelungo”. A casa existe até hoje sob a direção de seus descendentes.

Em função de vários acontecimentos durante sua vida, incluindo momentos de fuga de credores, convites para trabalhar em outros lugares e exílio, o compositor morou em diversas cidades da Alemanha, que inspiraram suas composições e que, neste ano, sediam os eventos em comemoração ao bicentenário do artista.

O festival da cidade de Bayreuth homenageará o músico de 25 de julho a 28 de agosto. Dresden terá a exibição da exposição “Richard Wagner em Dresden – Mito e História”, no Museu da Cidade, e um concerto na casa de ópera Semper, no dia 21 de maio. O Castelo de Wartburg, em Eisenach, que serviu de inspiração para Wagner, apresentará em sua sala de concertos uma versão da ópera de “Tannhäuser”. Leipzig, cidade onde nasceu o compositor, realizará uma exposição biográfica no Museu da Cidade e inaugurará um museu em homenagem ao compositor no dia 21 de maio. E Nuremberg, que recebeu uma homenagem do próprio músico na ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, terá uma cena dessa mesma ópera representada no Teatro Nacional da cidade.

Para conferir a programação completa, acesse: www.germany.travel/wagner

Além desses eventos sediados por cidades alemãs, o Brasil também será palco de algumas homenagens, tendo em vista o ano da Alemanha no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo está programado para apresentar a ópera “O Ouro do Reno” nos dias 9, 12, 14 e 16 de novembro deste ano. O Rio de Janeiro homenageará o compositor com a obra “A Valquíria” em seu Theatro Municipal, nos dias 14, 17, 19 e 21 de julho. O Amazonas também apresentará uma das obras wagnerianas (“Parsifal”) no Festival Amazonas de Ópera (16,19 e 22 de maio), e o Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém (PA), apresentará uma versão de “O Navio Fantasma”, em 21, 23 e 25 de setembro.

“Wagner Goes Rap” – o contato das obras wagnerianas com a cultura rap

O concurso idealizado por Katharina Wagner, bisneta do compositor e codiretora do Festival de Bayreuth, em parceria com a fundação Fairplay, tem como objetivo aproximar jovens entre 11 e 20 anos do repertório musical do alemão Richard Wagner.

Segundo o site do projeto cultural, os participantes deverão selecionar um texto das óperas de Wagner e apresentá-lo em forma de rap, gravado em videoclipe ou CD. O júri elegerá um vencedor que será convidado a participar de um workshop com o rapper Das Bo, de Hamburgo, que também produzirá a canção.

“O projeto faz uma bela ponte entre musicalidade, senso rítmico e a obra de Richard Wagner”, afirma Katharina Wagner.

Para mais informações, acesse a página alemã do concurso: www.fairplay-kulturprojekte.de

 

 

© Richard Wagner Museum Bayreuth
© Richard Wagner Museum Bayreuth