25 anos da queda do muro de Berlim


Há exatos 25 anos a Alemanha reescrevia sua história. Em 9 de novembro de 1989 ocorreu o  evento considerado um dos mais importantes e memoráveis na história do país europeu. Naquela data caía o Muro de Berlim, ícone da Guerra Fria e um dos maiores símbolos ideológicos de controle sobre uma nação que dividiu a cidade entre 1961 e 1989.


A nação unificada celebra o fato histórico entre 7 e 9 de novembro ao lado de visitantes de todos os continentes e os convida  a participar de uma série de atividades. Na capital alemã, por exemplo, uma das atrações de destaque é a Ballonaktion. Trata-se de uma instalação com 8 mil balões brancos iluminados de hélio (todos biodegradáveis), que podem ser vistos ao longo da antiga fronteira do muro. Esta fronteira feita de luz e erigida como um símbolo de esperança para um mundo sem muros tem cerca de 12 km de comprimento e atravessa toda a região central. Estão programados tours temáticos durante o período pelos locais que abrigam a instalação.


A agenda de festividades também inclui a Reabertura do Documentation Center (Memorial do Muro de Berlin), concerto especial da Filarmônica de Berlim e apresentação em 8 de novembro da Orquestra Jovem da União Europeia no Check-Point Charlie.


Ainda em Berlim, uma nova exposição permanente, “25 Anos da Queda do Muro”, será inaugurada na cerimônia da comemoração em 9 de novembro.

Divulgação DZT
Divulgação DZT